Plantão

Homem tem surto psicótico, provoca depredação e fere funcionário da UPA, no Sertão da Paraíba

Pacientes, funcionários e acompanhantes tiveram um susto na tarde deste domingo, dia 26, por volta das 16h00, quando estavam na recepção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. Otávio Pires de Lacerda, Bairro Liberdade, em Patos.

De acordo com relatos, um homem chegou na UPA, de imediato começou a fazer barulho, tirou a camisa e esmurrou a porta interna de acesso ao corredor após a recepção.
Como a pancada desferida na porta, o vidro quebrou e os estilhaços feriram um dos funcionários do órgão no braço, porém, sem menor gravidade.

Policiais do 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM), que estavam na UPA em decorrência de prestar apoio para conter um paciente com transtornos mentais, foram acionado e contiveram o homem que estava em surto psicótico e provocou a depredação.

Os familiares do homem foram contatados e relataram que ele sofre com transtornos mentais. A família se comprometeu em ressarcir os danos causados e se desculparam com os presentes.

A ausência de segurança na UPA tem sido pauta constante de discussões. O órgão não dispõe de funcionários capacitados para dar suporte em caso de fatos como o deste domingo. A presença de guarnições da Polícia Militar se deu por pura coincidência, pois, como o órgão é municipal, cabe a própria Prefeitura Municipal de Patos garantir a segurança.

A Guarda Municipal se encontra sem viatura e o deslocamento para dar suporte fica impossível. Com apenas 7 funcionários ao todo, dois por plantão, a Guarda Municipal de Patos é uma das menores do Brasil.


Por Jozivan Antero / Patosonline