Plantão

Barragem da Vale rompe em MG e lama invade cidade

Outra barragem da Vale rompida; depois de Mariana (MG), em 2015, o maior acidente ambiental da história do Brasil, com 18 mortos, que que devastou o distrito de Bento Rodrigues, deixando um rastro de destruição à medida que avançou pelo Rio Doce e até o Oceano Atlântico, a mineradora atinge agora a cidade mineira de Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte. O rompimento ocorreu no início da tarde desta sexta-feira (25), na Mina Feijão e avançou sobre a cidade. Segundo o vice-prefeito de Brumadinho, Leônidas Maciel, o rompimento da barragem “foi um grave acidente”,o comércio da cidade foi fechado e deve haver mortos, embora não haja confirmação


O rompimento remete à tragédia em Mariana (MG), onde o rompimento de uma barragem da mineradora Samarco liberou cerca de 62 milhões de metros cúbicos de rejeitos, o suficiente para encher 24.800 piscinas olímpicas, sendo a maior tragédia ambiental da história do País, e a maior em uma mina no mundo, com prejuízos amvientais incalculáveis. 

A Vale informou, por meio da assessoria de imprensa, que ainda não tem informações sobre o rompimento em Brumadinho. De acordo com a Defesa Civil, os moradores que moram na parte mais baixa da cidade serão retirados das casas.

Os militares e os agentes foram acionados e estão indo até uma região do Córrego do Feijão. Segundo informações do chamado do chamado dos bombeiros, trata-se possivelmente de uma barragem de rejeitos e que haveria vítimas. O helicóptero da corporação está sobrevoando o local.