Plantão

Homem invade academia de ginástica, mata ex-mulher e se suicida

Um homem de 32 anos matou a ex-mulher, da mesma idade, após invadir uma academia de ginástica na cidade de Itaquitinga, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, nesta quinta-feira (20). De acordo com o delegado Felipe Oliveira Pinheiro, depois de efetuar um disparo na cabeça da vítima, quando ela fazia exercícios físicos, ele se matou com um tiro.

O policial informou que relatos de testemunhas apontam para um crime provocado por problemas ocorridos após o divórcio, há cerca de 10 dias. A mulher, segundo informações repassadas à polícia por familiares, estaria mantendo um novo relacionamento.


Felipe Oliveira Pinheiro informou que o crime ocorreu por volta das 9h, na academia, localizada no Centro de Itaquitinga, distante 85 quilômetros do Recife. Ao menos seis pessoas estavam praticando exercícios no momento da ação criminosa, que provocou pânico.

O delegado contou que a jovem, identificada como Íris Gabriela Rodrigues da Silva, estava sentada em um equipamento de ginástica, quando o ex-companheiro, Eduardo Ferreira Justino, chegou ao local.

“Testemunhas disseram que eles conversaram um pouco. Ele foi por trás e deu o primeiro tiro, só que a bala não foi disparada. Então, ele segurou pelo ombro e atirou. Depois, colocou a arma na própria cabeça e disparou”, afirmou Felipe Oliveira Pinheiro, que é titular de Condado, na mesma região, mas responde por Itaquitinga.

A mulher ainda foi levada para o hospital em Nazaré da Mata, na mesma região. Ela não resistiu aos ferimentos.

O policial disse que conversou com testemunhas e com parentes da vítima e do autor dos crimes. “O rapaz saiu de casa e foi morar com os pais. As pessoas acreditam que o comportamento dele mudou depois da separação”, comentou.

Com a morte do autor dos disparos, o delegado vai encerrar o inquérito policial. Antes, no entanto, investigará de quem era a arma usada pelo rapaz. “Não há relatos de que ele tivesse costume de andar armado “, acrescentou.

Outro caso
Na noite de quarta-feira (19), uma mulher foi assassinada pelo ex-companheiro em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata de Pernambuco. De acordo com a Polícia Civil, Maria Izabel Felix de Lima, de 25 anos, levou golpes de faca e ainda chegou a ser levada para o Hospital João Murilo de Oliveira, na mesma cidade.

O crime ocorreu na Rua Professor Felix Paiva, no bairro de Cajá. A polícia informou que a vitima estava na residencia da tia, quando o ex companheiro, Valter Cândido da Silva, idade não informada, a esfaqueou.

A vítima, segundo a unidade de saúde, deu entrada por volta das 20h, mas não resistiu aos ferimentos. Ainda segundo a polícia, o responsável pelo feminicídio conseguiu fugir.

A polícia abriu inquérito para o apurar o crime. O caso ficará com a Delegacia de Vitória de Santo Antão.

Homicídios
Entre janeiro e 30 de novembro deste ano, Pernambuco registrou 3.862 assassinatos, segundo a Secretaria de Defesa Social (SDS). A estatística é 23% menor do que os 5.032 crimes do mesmo tipo contabilizados no mesmo período de 2017.

Entre janeiro e novembro, Pernambuco registrou 71 feminicídios, ou seja, assassinatos de mulheres motivados por questões de gênero. No mesmo período do ano passado, foram 69 vítimas.


G1