Plantão

Paraíba confirma 20 casos de infecção pela superbactéria KPC em 2018

Nos cinco primeiros meses de 2018, foram confirmados 20 casos de infecção pela superbactéria KPC, na Paraíba, segundo a coordenadora da Comissão Estadual de Controle e Infecção em Serviços de Saúde, Ana Campanile. 

A Klebsiella Pneumoniae Carbapenemase (KPC) é conhecida assim por ser resistente a vários antibióticos.


No entanto, a profissional explicou que os casos confirmados no estado são subnotificações. “A gente ainda tem muitos hospitais, principalmente no interior da Paraíba, que não têm acesso a um laboratório de qualidade para fazer essa identificação”, relatou.

De acordo com Ana Campanile, esses casos são registrados no mundo inteiro, em hospitais públicos e particulares. “Quando a gente fala em superbactéria, a gente está falando, hoje, em pan-resistência. Naquelas bactérias que, praticamente, não têm sensibilidade a nenhum antibiótico que a gente tem no mercado no momento”, disse.

A limpeza correta das mãos, em especial em ambientes hospitalares, é uma das principais formas de prevenir a transmissão da bactéria. “As mãos têm que ser higienizadas antes de tocar os pacientes e depois que toca o paciente. Seja com água e sabão, seja com álcool gel. Isso é que tem que ficar guardado para todo mundo”, afirmou.


Da Redação com Antônio Vieira da G1