Plantão

Fundador da Amazon cria veículo espacial e promete levá-lo à Lua

O criador da Amazon, o bilionário Jeff Bezos, anunciou nessa quinta-feira (9) que criou um veículo espacial e que vai leva-lo à Lua.

Chamado de Lua Azul, o veículo foi desenvolvido para pousar na superfície do satélite natural e deixar uma quantidade de cargas, de todos os tipos e tamanhos, capazes de criar uma “presença humana sustentável” na Lua.


Bezos é dono de uma companhia de foguetes, chamada Blue Origin, e vem falando do projeto Lua Azul há dois anos. A empresa recebeu milhões de dólares em doações da NASA, a agência espacial dos EUA, para criar o foguete.

Durante a apresentação de ontem, o empresário mostrou um dos modelos, que é capaz de levar estruturas e elementos robóticos para a lua. Segundo Bezos, o foguete pode pesar até 7 toneladas.

No site da empresa, eles falam que um dos projetos “foi criado um veículo para aterrissar e que pode permitir que os Americanos voltem à lua em 2024”. Porém, o modelo não foi apresentado.

A NASA precisou atualizar os planos de exploração espacial a pedido do presidente Donald Trump e do vice, Mike Pence. Nos projetos, a agência esperava conseguir testar uma sonda lunar em 2024 e testar aterrissagens tripuladas em 2028.


R7