Plantão

Deputado paraibano endossa tese de unificação de eleição; proposta estende de 4 para 6 anos mandatos dos atuais titulares

Defensor ferrenho de um processo eleitoral traga menos custos aos cofres públicos do país, o deputado estadual Jeová Campos, voltou a argumentar em favor de que as eleições sejam unificadas no país.

Para Jeová, o país precisa se concentrar do desenvolvimento do serviço público para a população em vez de estar envolvida em debates eleitorais a cada dois anos.
O parlamentar acredita que unificando o processo eleitoral a cada 5 anos, os gastos da máquina publica serão reduzidos. "Já estamos em outra campanha de prefeito. Não faz sentido. Tem que unificar de vereador a presidente e se for o caso faz dois dias de eleição. Mandato de cinco anos sem reeleição para cargos do executivo e para os cargos legislativos apenas uma reeleição, financiamento público exclusivo, não permitindo o financiamento privado nem que seja do próprio candidato para poder combater a corrupção", explicou Jeová.

O parlamentar em entrevista à emissora de rádio na Capital, chegou a sugerir duas formar de tornar as eleições unificadas, no entanto, ressaltou que ambas passem pelo crivo da população. "Eu defendo a unificação das eleições. Tem duas formas: ou o Congresso apresenta uma minuta e faz um plebiscito para votar a prorrogação dos atuais mandatários, e eu defenderei essa propostas, com o plebiscito. Ou a segunda, os eleitos do próximo ano teriam mandato de seis anos para coincidir com as eleições em 2026 pra gente unificar de vereador a presidente em mandato de cinco anos", explicou o socialista.

Com um período mais extenso entre um processo eleitoral e outro, Jeová acredita que haverá tempo para se discutir mais em prol da melhoria da qualidade de vida do povo brasileiro. "Não dá pra gente viver nessa disputa política permanente. O país não tem espaço para construir consenso".


PB Agora