Plantão

Nas redes sociais, Bolsonaro anuncia Centro de Testes para Dessalinização de água em Campina Grande

O presidente da República Jair Bolsonaro (PSL) utilizou o seu Twitter, nesta quinta-feira (4), para divulgar a inauguração do Centro de Testes para Dessalinização de água (CTTD) na cidade de Campina Grande, Região da Borborema da Paraíba. 

Na publicação, Bolsonaro parabenizou o ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, pela instalação do Centro de Testes. De acordo com a postagem, a intenção da presidência é evoluir o projeto para outros Estados do Nordeste à partir da Paraíba.
Ele não deu informações sobre a data de inauguração do espaço ou quando começam as operações.

A proposta de implantar laboratório de dessalinização de água no Nordeste foi uma das propostas de campanha do presidente. Ainda no mês de janeiro, o ministro Marcos Pontes foi até Israel para avaliar as tecnologias utilizadas no país para o tratamento de água e quais poderiam ser trazidas para o Brasil.

Ainda quando estava em Israel, Marcos Pontes revelou que “o Insa (Instituto Nacional do Semiárido) irá coordenar o Centro instalado em Campina Grande (PB) em parceria com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)”. Pela proposta apresentada pelo Governo Federal serão medidos os níveis de gasto com energia, custo de manutenção e a vazão de água dentre outros critérios técnicos de cada técnica selecionada no cadastro.

O ministro faz um apelo para que as empresas e pesquisadores que trabalhem com dessalinização no Brasil cadastrem as propostas para que o MCTIC tenha acesso a um mapa completo das tecnologias existentes no país.

Quando o Centro de Testes determinar quais os procedimentos mais apropriados à realidade do Semiárido brasileiro para dessalinização da água, os projetos técnicos serão transferidos para o Ministério da Integração Nacional, responsável por implantar em larga escala na região semiárida as tecnologias testadas.


Assessoria