Plantão

Dia 19 Trump receberá Bolsonaro nos Estados Unidos

O foco do encontro entre Donald Trump e Jair Bolsonaro no dia 19 será a mudança de regime na Venezuela, pretendida pelos Estados Unidos para ter acesso às maiores reservas de petróleo do mundo.  

Com o realinhamento geopolítico do Brasil, que voltou a ser quintal norte-americano após a derrubada da presidente Dilma Rousseff, esse objetivo pode agora ser alcançado. No encontro, Trump e Bolsonaro discutirão como derrubar Nicolás Maduro, mas o núcleo militar do governo se opõe a uma guerra no subcontinente.


Leia, abaixo, reportagem da agência russa Sputinik:

Sputinik – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, receberá em 19 de março, em Washington, o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, para discutir a situação na Venezuela, informou a Casa Branca em comunicado.

“O presidente Donald J. Trump receberá o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, na Casa Branca, na terça-feira, 19 de março de 2019”, informa o texto.

Segundo Casa Branca, os dois líderes “discutirão como construir um Hemisfério Ocidental mais próspero, seguro e democrático” e, em particular, “conversarão sobre o importante papel que os EUA e o Brasil estão tendo nos esforços para prestar assistência humanitária à Venezuela”.

Além disso, Trump e Bolsonaro discutirão oportunidades de cooperação em defesa, políticas comerciais que favoreçam o crescimento e a luta contra o crime transnacional, acrescentou o comunicado.