Plantão

Crianças em perigo na internet: boneca Momo volta a aparecer em vídeos de desenhos

A boneca Momo voltou à cena e muitos pais já estão – com razão – preocupados. Em agosto do ano passado, circulava na internet uma imagem assustadora que enviava desafios para as crianças através do whatsapp. Este ano, a boneca voltou a aparecer em meio aos vídeos infantis ensinando as crianças a cometerem suicídio.

Há relatos que a Momo tem aparecido em vídeos infantis populares na internet, como por exemplo, no vídeo de uma criança brincando com slime – brinquedo que virou “febre” entre os pequenos. Na ocasião, o vídeo é interrompido em poucos segundos após o início da sua exibição com imagens da boneca.


Para quem não conhece, é uma imagem feminina de cabelos pretos, aparência cadavérica e olhos bem grandes, que acaba chamando e prendendo a atenção das crianças e sugerindo ações inadequadas e que colocam em risco a vida dos pequenos.

“As crianças possuem muito tempo livre e, na maioria das vezes, utilizam os aplicativos da internet sem nenhum tipo de monitoramento do pais. Vale ressaltar também que esses desafios são bem elaborados, chamam atenção. E as crianças não sabem diferenciar o que é uma brincadeira boa da ruim”, destaca a psicóloga Flávia Brandão Bomfim.

Ela ainda explica que as crianças são um público-alvo “fácil” e tem dificuldade de nomear e reconhecer os seus próprios sentimentos. Além disso, é preciso alertar toda a área da educação, incluindo pais, alunos e professores. Ela alerta que as escolas precisam estar sempre promovendo palestras sobre o mau uso da internet, cursos de aperfeiçoamento para professores e ter em sua grade curricular eventos regulares sobre temas atuais. “Acredito que depois desse jogo os pais vão prestar mais atenção no que os filhos assistem e o que fazem na internet. E o papel da escola é estar sempre conscientizando os jovens para os benefícios e malefícios das redes sociais”, ressalta.

Na Bahia, o Ministério Público (MP-BA) notificou o Google o Whatsapp para remoção dos conteúdos relacionados à boneca. As notificações foram encaminhadas por meio do Núcleo de Combate a Crimes Cibernéticos (Nucciber).


Acessoaria