Plantão

Moradores de Diamante prestigiam fundação do Centro de Ação Comunitária, Cidadania e Saúde Professora Fátima Dantas

O município de Diamante, localizado na microrregião do Vale do Piancó, Sertão da Paraíba, ganhou, neste sábado, 16 de fevereiro, o Centro de Ação Comunitária, Cidadania e Saúde Professora Fátima Dantas. A cerimônia fundacional foi marcada pela presença de muitos moradores da cidade, estudantes, autoridades, profissionais de saúde e lideranças comunitárias. O evento aconteceu na sede da entidade, localizada na Rua Eng. Ernesto de Sousa Diniz, 191, Centro, com celebração de missa pelo administrador paroquial, Pe. Elizeu Soares de Oliveira, que na ocasião concedeu sua bênção ao local, espargindo em gotas de água benta o ambiente. Depois foi oferecido um coffebreak aos participantes e convidados.


O Centro de Ação Comunitária, Cidadania e Saúde, que leva o nome da mãe de seu idealizador, Professora Maria de Fátima Dantas Franco - também denominado CEACS - é uma organização não-governamental, instituída pelo jovem Arliston Jerônimo, de fins não-lucrativos, de caráter comunitário, beneficente e de assistência social e promoção da saúde humana. Dentre seus objetivos precípuos estão ações de promoção humana, saúde, cidadania, assistência social, culturais e recreativas.

O anato inaugural deu-se após a celebração da santa missa, com o corte simbólico da fita por Arliston Jerônimo e pela professora Marculina Pegado, que fez uso da palavra e descreveu um pouco da trajetória de sua colega (Fátima Dantas, in memoriam), que exerceu o magistério no município com devoção e educou gerações. Outro momento emocionante deu-se com o descerramento do pano que encobria a placa em homenagem àquela que inspira toda a ação da entidade, feita por Arliston Jerônimo e Alan Cloves, filhos da educadora.

Em sua prédica, o administrador paroquial, Pe. Elizeu Soares afirmou que, “empreender ações sociais é um ato de caridade, que pode melhorar a vida das pessoas, que muitas vezes passam por problemas graves pela falta de assistência governamental. Parabenizo a iniciativa do Arliston, que contará sempre com o apoio da igreja local. Nossas orações são na intenção de que o CEACS possa ser um instrumento que promova saúde e bem-estar as pessoas mais carentes de nossa comunidade”. Enquanto temos oportunidade, façamos o bem a todos”, ressaltou o sacerdote.

Na seqüência de falas usou da palavra o professor Adenildo Teixeira, que enalteceu as qualidades profissionais da professora Fátima Dantas; Lucas Diniz, acadêmico de direito, com sua eloqüência reconhecida, ressaltou a importância do projeto social idealizado por Arliston Jerônimo em favor da comunidade; José Vieira, líder evangélico também falou aos presentes e orou pelo empreendimento social.

Ao falar sobre o CEACS, Arliston Jerônimo destacou que a entidade desenvolverá diversos projetos em favor da sociedade diamantense e, que, no local de sua sede, funcionará uma unidade de saúde, que pretende ser uma casa de acolhimento, onde todos serão bem-vindos, tratados com atenção e carinho merecido, sejam crianças, jovens, idosos, sem jamais discriminar ninguém por sua condição étnica, religiosa, ideológica, partidária ou de sua orientação sexual.

“Saibam todos que nossa missão, enquanto entidade da sociedade civil de Diamante será de promover ações comunitárias para o desenvolvimento da nossa comunidade, trabalhando de forma fraternal e solidária com os demais segmentos, quer sejam governamentais e não-governamentais, no sentido de atuarmos de forma colaborativa, numa rede de parceiros, na perspectiva de construirmos uma comunidade socialmente justa e igualitária, defendendo, sobretudo, as múltiplas formas de valorização e proteção da vida. Além de levar ações de saúde para nossa população, promoveremos, igualmente, outros projetos em benefício da sociedade diamantense no campo da cidadania, da diversidade cultural, da política urbana, da assistência e inclusão social, da ética na gestão pública, na promoção de novos direitos, entre outros valores universais”.

Hélder Loureiro, em mensagem enviada a Diretoria Executiva do Centro de Ação Comunitária, Cidadania e Saúde Professora Fátima Dantas, evidenciou a ação empreendedora de seu idealizador. “Quero ressaltar, neste momento, a visão empreendedora de Arliston Jerônimo que muito ainda fará por Diamante. O CEACS é uma semente que nasce cujos frutos serão colhidos por toda comunidade. Desde cedo, Arliston Jerônimo tem se destacado como alguém que sabe empreender com eficiência, pois tudo que faz, coloca sua alma e coração, com muito comprometimento às suas causas. Somente pessoas comprometidas com o que fazem, com o papel a desempenhar na vida, conseguem resultados positivos, mesmo que o caminho seja cheio de atalhos. Meu sincero desejo é que este projeto possa crescer e que tudo seja feito em benefício da comunidade. Desejo que todos que integram sua diretoria possam canalizar as suas energias para seu crescimento, na certeza de que muito fará por nossa terra. Que Deus abençoe e ilumine a todos. Nossos parabéns”.

Compõe a Diretoria Executiva do Centro de Ação Comunitária, Cidadania e Saúde o bacharel em direito Arliston Jerônimo, o empresário Allan Cloves, o comunicador Hélder Loureiro Pegado, o psicólogo Herisdelmar Abílio Pegado, a Assistente Social Jacilene Eduardo, a fisioterapeuta Juliana Mangueira, o enfermeiro Alysson Franklin, o médico Téogenes Barbosa entre outros voluntários.



Diamante Online