Plantão

Terrorista Battisti ao desembarcar na Itália diz : "Agora sei que vou para a prisão"

O terrorista italiano Cesare Battisti, 64, desembarcou por volta das 11h30, do horário local, (8h30 no horário de Brasília) desta segunda-feira (14) no aeroporto de Ciampino, em Roma, após ser entregue na tarde de ontem às autoridades italianas no aeroporto de Viru Viru, em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia. 

Battisti deixou a Itália após fugir da prisão, em 1981, e nunca mais retornou ao país. Ele foi capturado no sábado (12) por agentes bolivianos em parceria com italianos após fugir do Brasil, onde era buscado pela PF (Polícia Federal).


Ao desembarcar, as primeiras palavras de Battisti em solo italiano teriam sido "Agora sei que vou para a prisão", segundo jornal La Repubblica. O periódico diz ainda que ele aparentava serenidade durante o voo. O terrorista foi levado para a prisão de Oristano, na Sardenha. Ele iria para Rebibbia, que fica nos arredores de Roma, mas o destino foi mudado por questões de segurança, segundo o ministro da Justiça da Itália, Alfonso Bonafede. Battisti começará a cumprir a pena de prisão perpétua a qual foi condenado em 1991. Segundo a Ansa (Agência Italiana de Notícias), o terrorista ficará sozinho em uma cela e cumprirá um regime de isolamento diurno já a partir desta segunda-feira.

Considerado terrorista pelas autoridades brasileiras e italianas, Battisti foi condenado pelo assassinato de quatro pessoas na década de 1970, quando integrava o grupo Proletários Armados pelo Comunismo, um braço das Brigadas Vermelhas.Em 1991, a sentença foi confirmada pela Corte Suprema italiana (Cassazione). Battisti diz ser inocente. Em um pedido de asilo enviado ao governo do presidente boliviano Evo Morales, no final de 2018, o italiano ainda lamentou que a "nefasta coincidência" da chegada ao poder de dois governos de extrema-direita no Brasil e na Itália. Ele diz ter sido este o motivo da fuga para a Bolívia. Após fugir da Itália na década de 1980, Battisti se escondeu em.



Do UOL