Plantão

Problemas elétricos são principal causa de incêndios na Paraíba

Problemas elétricos são a principal causa dos incêndios em estabelecimentos comerciais e residenciais periciados pelo Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) em todo o Estado. Só no primeiro semestre deste ano, das 30 perícias realizadas pela Diretoria de Atividades Técnicas da corporação (DAT), 47% tiveram laudos apontando falhas elétricas como condutor do incêndio.


Conforme o capitão José Fragoso, perito do CBMPB, entre essas causas elétricas, uma das principais envolve falta de manutenção em ar condicionado e ventiladores. Por isso, ele indica que as pessoas mantenham a limpeza desses equipamentos em dia para “evitar pontos de resistência no funcionamento”. Além disso, realizem a instalação desses itens apenas com profissionais qualificados.

Outro procedimento que ocasiona incêndio, segundo ele, é a sobrecarga de tomadas com uso de ‘Ts’ ou ‘benjamins’. “O indicado é a utilização de filtro de linha (uma espécie de extensão), uma vez que esse equipamento possui fusível, evitando curto-circuito”. Ainda segundo o oficial, o descuido ao desconectar equipamentos da tomada, principalmente carregador de celular, também é uma das principais razões de incêndio, na Paraíba.

“Nunca se deve desligar os equipamentos pelo fio. O correto é utilizar o botão de energia para cortar o fluxo e só então remover o fio da tomada”, completou, ao lembrar que as solicitações de vistorias preventivas ou perícias de incêndio devem ser solicitadas on-line, http://www.bombeiros.pb.gov.br


portalcorreio