Plantão

Coremas tem um dos maiores parques de produção de energia solar da América Latina, segundo Aneel

A cidade de Coremas, localizada na região do vale do Piancó, tem um dos maiores parques de produção de energia solar da América Latina, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). São mais de 320 hectares de placas de energia solar instaladas, captando a radiação.

“O nível de radiação de Coremas é muito alto.
Está num local em um estudo que tem um dos níveis mais altos do país. Além disso ajudar na produção de energia, Coremas tem área com documentação o que facilita a empresa dar entrada na Aneel, além de que temos uma estação na cidade para receber e escoar”, explica o gerente da obra André Brayner.

Por causa desse parque, a obra gerou 800 empregos diretos em Coremas. As três usinas são capazes de gerar energia elétrica para 150 mil pessoas. A empresa que atua na cidade está habilitada para construir 10 usinas, o que seria suficiente para alimentar uma cidade como Campina Grande.

Segundo a Aneel, hoje o Brasil produz 1% da energia solar que usa através de placas solares. A previsão é de que até o ano de 2030 esse percentual aumente para 6,8% e que em 2050 metade da energia produzida seja através de placas solares. 


G1