Plantão

STF nega habeas corpus e mantém prisão de radialista Fabiano Gomes

O Supremo Tribunal Federal (STF) negou na segunda-feira (24) um novo pedido de habeas corpus feito pela defesa do radialista Fabiano Gomes, preso pela Operação Xeque-Mate desde agosto. 

Os advogados de Fabiano queriam que fosse revisto do entendimento do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que negou a liberdade do radialista.

Fabiano Gomes está no presídio PB1, em João Pessoa. Ele é acusado de intermediar a compra do mandato do então prefeito de Cabedelo, Luceninha, por seu vice, Leto Viana.
À época da prisão, o advogado Rembrandt Asfora informou que o radialista foi conduzido à sede da Polícia Federal para prestar esclarecimentos sobre o descumprimento de uma das medidas cautelares decretadas contra ele na Operação Xeque-Mate.

O ministro do STF Edson Fachin, no texto da decisão, explica que não cabe habeas corpus para que a corte reveja uma decisão monocrática de indeferimento de liminar proferida no âmbito do STJ. Os advogados de Fabiano queriam que o STF revisse a prisão preventiva e reaplicasse as medidas cautelares. 

Segundo o advogado Gustavo Botto, que faz parte da defesa do radialista, o ministro Edson Fachin negou o habeas corpus sem entrar no mérito e, com isso, um novo pedido deve ser interposto junto ao STF.



Da Redação com G1