Plantão

Pesquisa Ibope: Bolsonaro tem 22%; Marina e Ciro, 12%; Alckmin, 9%; Haddad, 6%

O deputado federal Jair Bolsonaro (PSL) lidera, com 22% das intenções de voto, a primeira pesquisa de intenção de voto divulgada após o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) barrar a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Os números foram anunciados nesta quarta-feira (5). Fernando Haddad, vice na chapa do PT, foi apresentado aos entrevistados como o candidato do partido.

    Bolsonaro é seguido por Marina Silva (Rede) e Ciro Gomes (PDT), empatados com 12%; e Geraldo Alckmin (PSDB), com 9%. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.
    Veja a intenção de voto dos candidatos:
    • Jair Bolsonaro (PSL): 22%
    • Marina Silva (Rede): 12%
    • Ciro Gomes (PDT): 12%
    • Geraldo Alckmin (PSDB): 9%
    • Fernando Haddad (PT): 6%
    • Alvaro Dias (Podemos): 3%
    • João Amoêdo (Novo): 3%
    • Henrique Meirelles (MDB): 2%
    • Guilherme Boulos (PSOL): 1%
    • João Goulart Filho (PPL): 1%
    • Vera (PSTU): 1%
    • Eymael (DC): 0%
    • Cabo Daciolo (Patriota): 0%
    • Brancos e nulos: 21%
    • Não souberam ou não quiseram responder: 7%
    Na pesquisa Ibope anterior, divulgada em 20 de agosto, Bolsonaro liderava com 20% no cenário sem Lula, seguido por Marina (12%), Ciro (9%), Alckmin (7%), Haddad (4%) e Alvaro Dias (3%), entre outros nomes.
    Antes do indeferimento da candidatura, na madrugada de sexta (31) para sábado (1º), Lula liderava nos cenários em que seu nome era apresentado aos entrevistados. Os advogados do ex-presidente buscam garantir, no STF (Supremo Tribunal Federal), o direito de Lula disputar a eleição mesmo preso e condenado em segunda instância na Operação Lava Jato.
    O Ibope fez a pesquisa entre os dias 1º e 3 de setembro, em 142 municípios, com 2.002 entrevistados. A pesquisa foi contratada pelo jornal "O Estado de S. Paulo" e pela TV Globo, e registrada no TSE com o número BR-05003/2018.
    A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, e o intervalo de confiança estimado é de 95%. Segundo o Ibope, isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados serem um retrato do "atual momento eleitoral".

    Segundo turno

    O Ibope também pesquisou os seguintes cenários para um eventual segundo turno das eleições presidenciais. Apesar de liderar a pesquisa para o primeiro turno, Bolsonaro perde em três dos quatro confrontos apresentados aos entrevistados, com exceção do embate com Haddad.
    Ciro x Bolsonaro
    Ciro: 44%
    Bolsonaro: 33%
    Ninguém/nenhum/branco/nulo: 19%
    Não sabe/não respondeu: 4%

    Alckmin x Bolsonaro
    Alckmin: 41%
    Bolsonaro: 32%
    Ninguém/nenhum/branco/nulo: 23%
    Não sabe/não respondeu: 4%

    Marina x Bolsonaro
    Marina: 43%
    Bolsonaro: 33%
    Ninguém/nenhum/branco/nulo: 20%
    Não sabe/não respondeu: 3%

    Bolsonaro x Haddad
    Bolsonaro: 37%
    Haddad: 36%
    Ninguém/nenhum/branco/nulo: 22%
    Não sabe/não respondeu: 5%

    Divulgação da pesquisa foi adiada

    O resultado da pesquisa sairia na quarta (4), mas o Ibope suspendeu a divulgação por questões legais. A empresa registrou a pesquisa no TSE antes de a Corte barrar a candidatura de Lula, e fez um questionário com dois cenários: um com Lula e outro com Haddad.
    Com a decisão do TSE, os entrevistadores não apresentaram aos entrevistados o cenário com Lula. A empresa fez uma consulta ao tribunal para saber se poderia divulgar uma pesquisa cujo questionário original acabou não sendo totalmente seguido.
    Mais cedo hoje, o ministro Luis Felipe Salomão decidiu que não seria possível responder à consulta durante o período eleitoral, pois correria o risco de antecipar uma posição sobre um assunto que pode passar por julgamento no TSE.
    Assim, o Ibope divulgou nota dizendo que, diante da decisão de Salomão, "convicto de que agiu de boa-fé e dentro da lei", optou pelo anúncio dos resultados.

    Do UOL