Plantão

Ex-ministro do PT, aponta erro do PT ao indicar ministros do STF: “Eram todos progressistas e foram coniventes com o golpe”

O ex-ministro José Dirceu (PT) salientou em entrevista coletiva, em João Pessoa, nesta sexta-feira (21), que os ministros do STF indicados pelo PT eram progressistas, mas mudaram de postura para serem coniventes com o ‘golpe’ e medidas ‘ilegais’.

Segundo Dirceu, os mesmos devem se explicar em suas biográficas, já que eram militantes de esquerda e mudaram sua postura ao ascender ao Supremo.

“Foram indicados mas tem autonomia, eles que tem que responder na biografia deles porque mudaram, nós não temos.
Nos indicamos ministros, talvez com exceção de um ou dois, eram todos progressistas, todos com participação democrática, alguns deram suporte, alguns foram suplentes do PT, outros vieram do Partido Comunista Brasileiro e fizeram toda a militância ao lado dos sem-terra e da Cut, da universidade, da esquerda, e chegaram no Supremo e mudaram, mudaram para ser conivente com golpe, com ilegalidades, com violação da constituição”, definiu.

O ex-ministro afirmou que o PT deveria ter se preparado mais ao indicar os ministros, como se faz em outras partes do mundo.

“Não nos preparamos para isso, respondendo a mais um erro, falo que cheguei a propor para que nos preparamos para isso. Cheguei a propor que nos preparássemos par isso, em outros países existem praticamente uma sessão para cuidar disso, do acompanhamento dos juízes, prováveis candidatos, para você ter segurança”, declarou.


Da Redação