Plantão

Folha diz que Lula vetou indicação de Manuela D'Ávila e Gleisi nega vetos do ex-presidente

A presidente nacional do PT Gleisi Hoffmann negou que o ex-presidente Lula vetou o nome de Manuela D'Ávila como sua vice na pré-candidatura à Presidência. Ela disse que não houve veto a ninguém e que Lula estimula o diálogo com partidos aliados.
A Folha noticiou que Lula ordenou o adiamento da decisão sobre vice em sua chapa.
Segundo a matéria do jornal, ele quer que a indicação do PT seja anunciada apenas no dia 15 de agosto, limite de registro das candidaturas, para evitar especulações de substituto à sua candidatura.
Ainda conforme o jornal, Lula foi contrário à orientação do setor jurídico do PT e quer ultrapassar o prazo máximo das convenções, domingo (5), para anunciar o vice escolhido apenas no dia 15. A expectativa é de que tudo fosse resolvido na convenção do PT, neste sábado (4), em São Paulo.
Gleisi foi convocada para ir até Lula nesta sexta-feira (3) e consultá-lo. Foi, então, de onde surgiu a postura de Lula de adiar o anúncio para além da convenção. A Folha diz ainda que os advogados pressionavam por telefone que Lula e Gleisi decidissem logo o fechamento da chapa para cumprir o prazo, o qual determina a conclusão das chapas até 24 horas após o dia 5, limite para as convenções.
As informações são de que o PCdoB foi consultado para congelar a oficialização da candidatura de Manuela D'Ávila para que a legenda aliada espere a posição do PT sobre o anúncio de Manu como vice de Lula. O PCdoB considerou a proposta "constrangedora".
Lula perguntou aos assessores jurídicos se a lei sobre registro de candidatura sofreu mudanças. Informado de que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apenas orientou que as chapas fossem definidas até o dia 6, o ex-presidente considerou que a Lula continua a mesma e, então, o partido vai deixar para o dia 15 o anúncio sobre vice.
No Twitter, Gleisi falou que há prazo entre as convenções e os registros de candidatura para adequações, referindo-se sobre a definição do vice poder ser feita após a convenção, neste sábado (4).


Por Lucas Isídio