Plantão

Paraíba tem 3ª maior queda nas vendas do varejo ampliado do país em maio, diz IBGE

A Paraíba teve a terceira maior queda do país no volume de vendas do comércio varejista ampliado em maio deste ano. 

De abril para maio, foi registrada uma diminuição de 6,79%. O dado é da Pesquisa Mensal do Comércio, divulgada nesta quinta-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O comércio varejista ampliado inclui, além das atividades do varejo, o comércio de veículos, motos, partes e peças e de material de construção.
A média nacional em maio de 2018 foi de queda de 4,9% nas vendas nesta categoria.

Na análise do IBGE, a queda nas vendas do comércio varejista ampliado foi um reflexo da perda intensa de ritmo observada no setor de veículos, motos, partes e peças. Segundo o órgão, pela dificuldade de abastecimento durante a greve dos caminhoneiros, os veículos, já prontos para entrega, não foram conduzidos aos pontos de venda.

Conforme o levantamento, apenas Santa Catarina (-7,7%) e Espírito Santo (-7,3%) apresentaram queda no volume de vendas com índices maiores do que a Paraíba. Em todo o país, apenas Acre, Amazonas e Roraima apresentaram variações positivas.

Considerando a relação entre maio deste ano e maio de 2017, o comércio varejista ampliado da Paraíba apresentou variação de -1,1%. Apesar disso, no acumulado do ano, o setor registrou um aumento de 4,4% nas vendas. Nos últimos 12 meses, a variação foi de 2,6%.



Da redação com G1