Plantão

Esposa e filho de médico achado esquartejado são presos

A esposa e o filho do médico Denirson Paes da Silva, cujo corpo foi encontrado em uma cacimba no condomínio em que morava, em Camaragibe, no Grande Recife, foram presos temporariamente a pedido da Polícia Civil, na tarde desta quinta-feira (5).

Os depoimentos de funcionários da casa e as manchas de sangue encontradas pelos peritos reforçaram a decisão da delegada responsável pela investigação, Carmem Lúcia. O prazo da prisão corresponde a 30 dias, podendo ser prorrogado pelo mesmo período.


Na noite de quarta-feira (4), Jussara Rodrigues da Silva Paes e Danilo Paes foram levados para prestar depoimento. Na manhã desta quinta (5), depois de passar a madrugada na Delegacia de Camaragibe, eles compareceram a uma audiência de custódia, em Jaboatão dos Guararapes.

A polícia chegou a estipular uma fiança de R$ 1,9 milhão para os dois. Após a audiência de custódia, no entanto, o Judiciário decidiu liberar Jussara e Danilo sem necessidade de pagamento de fiança.

O juiz Otávio Ribeiro Pimentel entendeu que a aplicação de medidas cautelares seria suficiente. Entre as medidas estavam: comparecer mensalmente à Justiça para informar o endereço residencial atualizado, não se ausentar da Região Metropolitana por mais de 15 dias sem prévia comunicação ao juiz, além de entregar os passaportes.

Mas, após esse resultado, a delegada Carmem Lúcia solicitou a prisão temporária de mãe e filho. A juíza Marília Falcone, da 1ª Vara Criminal de Camaragibe, acatou a decisão e os dois foram presos por volta das 13h.

Jussara foi levada à Colônia Penal Feminina do Recife e Danilo seguiu para o Centro e Observação e Triagem Professor Everardo Lula (Cotel), em Abreu e Lima, na Região Metropolitana. O G1 tentou contato com a defesa dos réus e aguarda retorno.

Depoimentos

A farmacêutica Jussara Paes havia procurado a polícia no dia 20 de junho para relatar o desaparecimento do marido. A perícia realizada na casa da família, no entanto, encontrou manchas de sangue espalhadas pela casa com o auxílio de luminol.

Em depoimento, uma funcionária da família relatou ter sentido mau cheiro próximo a um poço. Segundo Jussara, um gato teria caído no local. Outro funcionário também afirmou à polícia ter sido chamado para fechar o poço com cimento.

O corpo do médico foi encontrado por volta das 14h da quarta (4), por funcionários do condomínio Torquato Castro, no km 13 da Estrada de Aldeia, em Camaragibe, no Grande Recife. O médico morava com a família em uma das casas do local.

A Polícia Civil esteve no condomínio e o Instituto de Criminalística realizou perícias com luminol para colher DNA e outros materiais que possam subsidiar as investigações. Segundo a Polícia Civil, foi necessário o auxílio do Corpo de Bombeiros para a retirada do corpo do cardiologista. O poço onde o cadáver foi encontrado tem aproximadamente 25 metros de profundidade.

Mãe e filho foram autuados após um mandado de busca e apreensão na residência da família.



Da redação com G1