Plantão

Jovem realiza sonho e lança livreto de Cordel, em Conceição, no Sertão da Paraíba

A adolescente, Daniely Lacerda, realizou o sonho ao lançar seu primeiro livreto de cordel. O livreto foi liberado pela gráfica e chegou às mãos da adolescente na manhã desta quarta-feira (30). 

O sonho de Daniely Lacerda foi realizado graças ao apoio da diretora do Instituto João Siqueira de Figueiredo, Maria do Socorro Soares Gomes, que ficou encantada com o talento da adolescente ao assistir uma matéria exibida no Portal VPN, que também contribuiu de forma efetiva com o apoio para a impressão do folheto.

Veja AQUI o vídeo emocionante na hora dela abrir o pacote. Ela disse: "Aaa meu Deus obrigada, ainda não acredito que isto está se tornando realidade. Obrigada. Obrigada pelo apoio".

Daniely Lacerda Ramalho trouxe nas suas veias o dom de declamar poesias de cordel, um gênero literário popular escrito frequentemente na forma rimada, originado em relatos orais e depois impresso em folhetos.
A adolescente é filha do casal, Damião Alves Ramalho e Francisca Pereira de Lacerda Ramalho, de quem recebe total incentivo pela sua arte. 

O gosto pelo cordel teve início na vida de Daniely aos 9 anos de idade, quando ela escreveu sua primeira poesia com o intuito de homenagear a sua mãe. No quarto ano do primeiro grau, a adolescente começou a gostar da arte de escrever poesias de cordel e logo recebeu o incentivo da sua professora, Aparecida Valões, para a literatura cordelista. 

A influência para escrever vem dos tocadores de viola, bem como de um dos maiores cordelistas de todos os tempos, Patativa do Assaré, além do paraibano Ariano Suassuna. Na escola José Leite, onde a adolescente estuda, o incentivo vem da diretora do educandário, Maria das Neves, que sempre que tem eventos literários na escola faz questão que Daniely faça a demonstração do seu trabalho.

Recentemente, durante entrevista, concedida ao canal, Daniely Lacerda explicou que seu maior sonho é publicar um livro de cordel. Pelos cálculos feitos por ela, falta pouco. A adolescente já tem mais de 50 escritos de cordel, todos trabalhados e arquivados para que possam ser publicados na primeira oportunidade. Enquanto esse sonha não se realiza a adolescente publica seus trabalhos em um canal de vídeo, que ela tem na internet.

Na entrevista, a adolescente explicou que, através dos seus escritos, tenta passar para as pessoas a mensagem de alegria e de superação. “Eu acho que a mensagem de alegria e de superação é uma das melhores formas de tentar mudas algumas coisas, através das palavras, entende? Eu sempre uso meus cordéis pra isso. Eu sempre falo sobre a vida, sobre recomeço, enfim”, explicou a adolescente.

Ao todo foram impressos mil folhetos pela gráfica. O material será vendido nas escolas para o custeio das despesas da adolescente com o lançamento. O preço do folheto é bem acessível: somente 5 reais por exemplar.



Da Redação com Valedopianconoticias