Plantão

Aposentadoria de 808 policiais reduzirá efetivo, na Paraíba

A falta de efetivo para combater os crimes patrimoniais (assaltos, roubos e furtos) foi uma das principais reclamações dos delegados de João Pessoa, Cabedelo, Bayeux e Santa Rita durante reunião ocorrida na Central de Polícia, na tarde desta segunda-feira (21). 

O encontro foi promovido pela Associação dos Delegados da Polícia Civil – Adepdel para ouvir as dificuldades da categoria com o objetivo de elaborar um plano de reestruturação da PC, que será apresentado ao governador Ricardo Coutinho e aos candidatos que disputarão o Governo do Estado nas eleições deste ano.


“Esse tipo de crime tem aumentado muito na região e a falta de policiais nas delegacias distritais é um obstáculo muito grande para as investigações”, declarou o delegado Steferson Nogueira, presidente da Associação. Outra preocupação apontada pela categoria é que a falta de realização de concurso público deve agravar a situação no próximo ano com o número de aposentorias que deve ocorrer na corporação.

Steferson considera que a situação já é grave e tende a piorar com a iminente aposentaria de 106 delegados e 808 policiais. ‘Há dez anos não temos concurso público, então a medida em que os policiais vão se aposentando o efetivo vai diminuindo e aí nos deparamos com a seguinte equação: o número de crimes aumentando e o de profissionais para combatê-lo diminuindo. Essa é a nossa realidade hoje”, afirmou.

Mais de 50 delegados participaram do encontro na Central de Polícia. Falaram das dificuldades que enfrentam para exercer a função e deram sugestões que serão avaliadas e incluídas no plano de reestruturação da Polícia Civil. “O que ouvimos aqui é muito semelhante ao que nos relataram os delegados de Campina Grande, Esperança, Guarabira, Solânea, Monteiro e Picuí durante encontro realizado na última quinta-feira. Eles estimam que 36% do efetivo da região deve se aposentar em breve”, lembrou Steferson Nogueira.

A diretoria da Adepdel visita amanhã os delegados de Mamanguape e na quinta-feira os de Alhandra. “Já estivemos em vários municípios da região de Cajazeiras e vamos continuar percorrendo o Estado para ouvir a categoria antes de concluir o plano que entregaremos aos candidatos que pretendem gerir o estado”, concluiu o presidente da Adepdel.



MaisPB