Plantão

Entenda por que esta semana é decisiva para o período eleitoral

A cinco dias do prazo para o fim da janela partidária e da desincompatibilização para quem pretende disputar as eleições, a semana será decisiva nos bastidores políticos do estado.

Até o próximo sábado (7), as atenções estarão voltadas para o posicionamento do governador Ricardo Coutinho (PSB) e dos prefeitos de João Pessoa e Campina Grande, Luciano Cartaxo (PV) e Romero Rodrigues (PSDB), respectivamente.

O governador Ricardo Coutinho (PSB) anuncia, durante entrevista coletiva, na sexta-feira (6) se fica ou não no cargo até o fim do mandato.
Já o prefeito Romero Rodrigues tem mantido o mistério e só deverá comunicar sua decisão no fim do prazo. A reportagem do Portal Correio tentou manter contato com o gestor, mas não teve as ligações atendidas. Até então, o tucano é tido como o pré-candidato do partido ao governo.

Apesar de o prefeito Luciano Cartaxo ter anunciado que concluirá o mandato e não concorrerá o governo, há ainda quem acredite num possível retorno do gestor à disputa. Por outro lado, o grupo Cartaxo está trabalhando para viabilizar o nome de Lucélio como pré-candidato a governador. Na semana passada, inclusive, o irmão do prefeito já recebeu a sinalização de apoio de alguns políticos.

Lançado como pré-candidato a governador, o vice-prefeito de João Pessoa, Manoel Junior, marcou para esta terça-feira (3), o seu ingresso no Partido Social Cristão (PSC). A filiação dele acontecerá com a presença do presidente nacional da legenda, durante evento em João Pessoa.

O secretário de Recursos Hídricos e pré-candidato ao governo pelo PSB, João Azevêdo, deixará o cargo na quinta-feira (5). A saída do socialista acontece durante evento na Capital.

Mudanças na Assembleia

Na semana passada, o Diário Oficial trouxe as exonerações de Adriano Galdino e Buba Germano de secretarias do governo estadual. O retorno dos dois à Assembleia provocou a saída dos suplentes Artur Filho e Raoni Mendes.

Quem também está deixando a Casa esta semana é a suplente Eliza Virgínia, do PSDB. A parlamentar volta ao exercício do mandato de vereadora em João Pessoa com o retorno de Tovar Correia Lima, que estava atuando como secretário na Prefeitura de Campina Grande.

Com a ida de Eliza para a Câmara, o suplente Marmuthe Cavalcanti (PSD) deixa o parlamento pessoense.



Por Alexandre Freire