Plantão

Açude de Boqueirão de Piranhas já ultrapassa os 22 milhões de m³ de água

As chuvas caídas em Cajazeiras e região nas últimas horas fizeram aumentar consideravelmente o volume de água acumulado no açude de Engenheiros Ávidos (Boqueirão de Piranhas). 

O principal manancial que abastece a cidade de Cajazeiras conta atualmente, segundo os dados desta quinta (05) do site da AESA (Agência Estadual de Gestão das Águas) do Estado da Paraíba, com 22.196.939 de m³ de água, representando 8,70% da sua capacidade que é de mais de 255 mil m³.


Uma boa recarga obtida nos últimos dias decorre do bom nível das precipitações registradas na região de São José de Piranhas, Carrapateira, Bonito de Santa Fé e Monte Horebe, descendo o leito do Rio Piranhas e desafogando no manancial.

Com o atual volume, a cidade fica com abastecimento garantido por mais de um ano e meio, uma vez que, o consumo anual levando-se em consideração o desperdício e os vazamentos chega a cerca de 07 milhões de m³, além do mesmo volume ser perdido para a evaporação no período.

Caso o mês de Abril mantenha uma regularidade de chuvas na região, o açude de Boqueirão deverá atingir até o final do mês um volume de 30 milhões de m³, o que já garante segurança hídrica até a chegada das águas da Transposição do Rio São Francisco.



Blog do Furão