Últimas Notícias

Veja as Manchetes!

sexta-feira, 30 de março de 2018

Campanha contra hanseníase e outras doenças beneficia 189 mil alunos na Paraíba

Durante todo o primeiro semestre deste ano letivo, mais de 189 mil alunos de 5 a 14 anos de idade, matriculados no ensino fundamental de 1,4 mil escolas públicas da Paraíba serão beneficiados com a busca ativa para diagnóstico e tratamento de casos de hanseníase, de tracoma e de esquistossomose. 

Essa estratégia faz parte de uma campanha para diagnóstico de doenças que possuem tratamento gratuito no Sistema Único de Saúde (SUS), como explica o ministro da Saúde, Ricardo Barros.


“Estamos com uma campanha de combate à hanseníase. Basta que as pessoas se apresentem ao serviço de saúde e possam receber os medicamentos e tratar a hanseníase. Se as pessoas se apresentarem ao sistema de saúde, serão curadas de imediato”, disse Barros.

A hanseníase tem transmissão de uma pessoa doente sem tratamento para outra por meio do ar. Por isso, o combate à doença é baseado no diagnóstico precoce, tratamento e prevenção, como forma de eliminar fontes de infecção e interromper a cadeia de transmissão da doença.

“É importante que as famílias procurem fazer os testes de contato, identificar se outras pessoas da família estão com hanseníase e tratar isso de imediato. É um grande esforço que nós temos de fazer para encontrar essas pessoas que estão com a doença e rapidamente tratá-las”, afirmou o ministro.

O slogan da campanha é “Hanseníase, Verminoses e Tracoma – em casa ou na escola, sempre é hora de prevenir e tratar”. A estratégia é realizada em 40 mil escolas públicas de 2,7 mil municípios brasileiros que aderiram à ação e envolve mais de oito milhões de alunos. As atividades serão realizadas até o dia 30 de junho, com ações específicas para cada uma das doenças.



Portalcorreio

Comente aqui com o Facebook: