Plantão

Barragem subterrânea garante água por dois anos mesmo na seca

A primeira barragem subterrânea construída no litoral paraibano vai garantir o armazenamento de água no subsolo para o consumo humano e irrigação de hortaliças e fruteiras, beneficiando famílias do Sítio Uruba, que fica no município de Mataraca, a 100 quilômetros de João Pessoa.

A obra, desenvolvida com acompanhamento da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater-PB), fica localizada nas terras do agricultor familiar Severino Janoca da Silva, que desenvolve outras atividades como apicultura e pequenas criações.


A barragem tem uma extensão de 25 metros e profundidade superior a quatro metros. Com essas dimensões, após um bom período de inverno, ela terá capacidade de armazenar água para 650 cisternas de 16 mil litros cada.

Caso sejam utilizadas diariamente as águas de duas cisternas, o agricultor terá uma reserva hídrica para dois anos sem prejuízos ao cultivo de hortaliças, cujo projeto pretende executar em seu entorno.

O agricultor vai começar a trabalhar com hortaliças como forma de diversificar as atividades rurais. Ele trabalha com apicultura, possuindo 34 colmeias de abelhas africanizadas, jandaira e urucu, e tem criação de galinhas e gado para engorda.



Portalcorrreio