Plantão

Bandidos usam FGTS e Burguer King para golpe no WhatsApp

Duas novas fraudes usando o WhatsApp já fez mais de 600 mil vítimas no Brasil. O golpe utiliza um falso novo benefício do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e a distribuição de falsos cupons de descontos na rede de fast-foods Burger King.

Segundo a ESET, empresa de detecção proativa de ameaças virtuais, o golpe começa através de uma mensagem que informa que “quem trabalhou entre 1998 a 2016 com carteira assinada pode receber na caixa dois salários mínimos”.
A mensagem contém um link onde supostamente é possível verificar a lista completa de beneficiados.

Ao clicar no link, ao invés de obter ou acessar uma lista de beneficiados, a vítima é redirecionada para uma página onde deve preencher seus dados como nome, data de nascimento, estado e selecionar outras duas opções.

Esses dados são enviados ao servidor da campanha maliciosa e, ainda que não haja nenhum verificação de consistência de dados, podem acabar sendo armazenados para futuros golpes.

A vítima é então redirecionada para uma página onde supostamente poderá fazer o download da suposta lista que conteria o nome dos beneficiados. Ao clicar no botão de download, ao invés de obter a lista, a vítima é instruída a compartilhar a mensagem com cinco amigos no WhatsApp.

Ao concluir os cinco compartilhamentos, a vítima é automaticamente redirecionada para diferentes sites, chegando em uma página duvidosa que promete vagas de emprego.

Ainda segundo a ESET, testes revelaram que o modo do golpe se trata de uma campanha para promover o site a que o cliente é redirecionado, o que faz crescer artificalmente o número de impressions, que leva ao promotor do golpe a lucrar com os acessos.

Golpe dos ‘cupons’

Um outro golpe também vem ocorrendo no oferecimento de falsos cupons de R$ 50 envolvendo a rede Burguer King, onde após a vítima clicar no link que está sendo compartilhado é levada para uma página onde é informada sobre a participação em uma promoção para concorrer a um cupom promocional.

Independentemente das respostas selecionadas, a página apresenta à vítima um que supostamente deve ser resgatado após o compartilhamento da mensagem, nesse caso para “30 amigos/grupos”.

Porém, após 15 compartilhamentos, o botão ‘retirar cupom’ deixa de ter qualquer ação quando clicado. Assim como no golpe do FGTS, os criminosos monetizam os acessos e lucram com o golpe.



R7