Últimas Notícias

Veja as Manchetes!

domingo, 17 de dezembro de 2017

Papa faz 81 anos e recebe felicitações dos fiéis

O papa Francisco completou 81 anos hoje (17) e, embora no Vaticano essas datas não sejam celebradas, ele recebeu palavras de afeto e felicitações. Várias atividades solidárias foram organizadas em sua homenagem.

Ao chegar à janela do Palácio Apostólico para a tradicional oração do Angelus, Francisco foi recebido com um enorme cartaz que alguns fiéis levaram à Praça de São Pedro e na qual se lia: “Muitas felicidades, Santidade”.

Ao concluir a reza, centenas de fiéis cantaram seu nome e o papa, sorridente, respondeu com um “muito obrigado”.


O presidente da Itália, Sergio Mattarella, se uniu às felicitações e o papa agradeceu por suas mensagens sobre “a importância de colocar no centro da política as pessoas e a família” e a sua frequente defesa da dignidade no trabalho.

Mattarella ressaltou que, com suas viagens por todo o mundo, o papa “persegue com coragem e determinação caminhos de diálogo e de reconciliação para curar as feridas sociais e superar as tensões internacionais”.

Mas nem tudo se tratou palavras de afeto. Como o próprio papa prega, também houve atos em favor dos mais necessitados.

Comida é distribuída em Roma a necessitados

Sob o lema “Felicidades, papa Francisco”, estudantes de gastronomia organizaram no sábado, em Roma, uma distribuição de comida a pessoas desfavorecidas. Na ação, colaboraram a Diocese de Roma e diversas entidades, que ofereceram os produtos.

O artista urbano Maupal, autor de grafites sobre o papa em Roma, também desejou feliz aniversário com um desenho em uma torta de uma confeitaria próxima ao Vaticano, no qual mostra Francisco carregando em suas costas um planeta em pedaços remendados.

Com sua outra mão, o papa segura uma mala na qual se pode ler a palavra “valores” e da qual sai um cachecol vermelho e azul, as cores do San Lorenzo, seu time de futebol na Argentina.

Os veículos de imprensa da Santa Sé também o felicitaram por meio das redes sociais: o jornal oficial L’Osservatore Romano o fez em latim: “ad multos annos” (por muitos anos), e a Secretaria de Comunicação escreveu “Feliz Aniversário” em seis idiomas.

Francisco começou o dia com um encontro com crianças do Dispensário Pediátrico “Santa Marta”, acompanhadas por seus pais e voluntários.

Diante deles, ressaltou que a alegria dos menores é “um tesouro” que é preciso proteger, sobretudo, no ambiente familiar, e recomendou aos pais que façam as crianças falarem com os avôs e os idosos.

“Por favor, que não sejam crianças desarraigadas, sem memória de um povo, sem memória da fé, sem memória das muitas coisas belas que fazem a história. Sem memória não há valores”, disse.

As crianças também estiveram presentes durante o Angelus, já que Francisco realizou a tradicional bênção dos “bambinelli”, pequenas representações do menino Jesus que as crianças levam a cada ano à Praça de São Pedro para que sejam benzidos.



Agência Brasil 

Comente aqui com o Facebook: