Últimas Notícias

Veja as Manchetes!

terça-feira, 21 de novembro de 2017

Saiba o que beber antes, durante e depois do exercício físico

Vai fazer um exercício físico? Tome água! Hidratar-se antes, durante e depois de praticar o treino é fundamental para alcançar os objetivos almejados. Nem sempre associamos a energia baixa à desidratação. 

Mas, isso é o que acontece quando você vai malhar sem beber água. E mais: bebidas industrializadas, com açúcar ou de difícil digestão, podem fazer o cansaço bater ainda no início do treino.

A nutricionista Giulia Grisi explica que durante o exercício físico há perdas significativas de água e sais minerais, principalmente através da sudorese. “Garantir a hidratação antes, durante e depois é fundamental para que não haja prejuízos no rendimento físico.


Além disso, evita problemas, como cãibras, diminuição da resposta muscular, elevação da frequência cardíaca, desregulação térmica e desidratação”, esclarece a nutricionista, que integra a equipe multiprofissional do Espaço Viver Melhor, local onde são realizadas ações de promoção de saúde da Unimed João Pessoa.

O educador físico Claudney Forte diz que quem busca qualidade de vida tem que ter a água como líquido essencial. Ele orienta, ainda, para o uso de outros tipos de bebidas no período de atividade física. “Se você quer tomar outro líquido antes de malhar, durante ou depois desse treino, o ideal é que procure um nutricionista. O profissional vai explicar os prós e os contras e ver se você pode tomar o produto. Termogênicos, por exemplo, podem afetar a saúde do coração, e os detox podem levar à desidratação e problemas renais, por serem diuréticos”, alerta o professor Claudney, que coordenada do projeto Jampa Saúde da Unimed João Pessoa.

HIDRATAÇÃO CORPORAL

Confira algumas orientações importantes para hidratar o corpo.

Tome de 400 a 600 ml de água duas horas antes do exercício

Em exercícios com até uma hora de duração, a reposição de líquidos pode ser feita apenas com água.

Quando a prática esportiva ultrapassa uma hora, o uso de isotônicos (industrializados ou naturais como, por exemplo, a água de coco) pode ser necessário para a reposição de sais minerais perdidos e o fornecimento de energia para a musculatura

Após o treino, a reposição de líquido deve ser feita continuamente e de forma fracionada

Além da água, outras bebidas como sucos, chás e água de coco são recomendadas para hidratar-se

ALÉM DA ÁGUA, O QUE BEBER?

Além da água, outras bebidas podem ser ingeridas para manter o corpo hidratado na realização de atividade física. Veja quais:

Sucos enriquecidos com vegetais
Chás
Água de coco

O QUE NÃO TOMAR?

Isotônicos industrializados para indivíduos em condições especiais (gestantes, lactantes e pessoas com alergias diversas, hipertensão, diabetes e doenças renais), por possuírem excesso de sais minerais, corantes e açúcares.

Além do excesso de açúcar e aditivos químicos, refrigerantes e bebidas gaseificadas podem provocar desconfortos gastrointestinais durante o exercício.

Por terem grande quantidade de glicose e cafeína, bebidas energéticas não são eficazes na hidratação corporal, podendo provocar mecanismos que aumentam a eliminação de água através do suor e urina. 



Assessoria

Comente aqui com o Facebook: