Plantão

Sertão da Paraíba terá 'quintais produtivos' para agricultura familiar sustentável

Numa ação conjunta entre extensionistas rurais da Emater em Patos, foi concluída a realização de 40 oficinas sobre quintais produtivos, em 16 municípios do Médio Sertão, beneficiando 800 famílias agricultoras. 

Agora, os técnicos iniciarão as visitas às famílias até 15 de novembro deste ano. As atividades totalizam um montante de R$ 108.688,80 em valor bruto em crédito para a Emater-PB.

A Emater é uma empresa integrante da Gestão Unificada, juntamente com a Emepa e o Interpa, vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap).
Os trabalhos são coordenados pelo agrônomo Jailson Lopes da Penha, com acompanhamento do coordenador regional da Emater em Patos, Francisco Acácio, contando com a participação de vários técnicos que trabalham em outros municípios.

Com os quintais produtivos, a captação e uso racional da água é possível o desenvolvimento sustentável da propriedade familiar. A ação consiste em fazer com que as famílias de pequenos agricultores possam obter seu sustento. Geralmente os quintais ficam ao redor das casas, com uma produção diversificada, desde a criação de pequenos animais (aves, caprinos, ovinos, porcos) e cultivo de plantas medicinais, frutíferas, hortaliças.

Os quintais produtivos, além de garantir uma alimentação saudável para as famílias que os cultiva, ainda permitem a geração de renda, tendo em vista que o excedente poderá ser comercializado no mercado local das cidades.

Um sistema utilizado pelas famílias que visa a reduzir o uso de água é a irrigação usando a garrafa pet, que está sendo utulizada cada vez mais por agricultores familiares nas suas plantações de hortaliças e frutíferas, seguindo a orientação técnica. Trata-se de um sistema artesanal já usado em outras regiões do país, que se mostra eficiente, econômico e de fácil manuseio.

Também se recomenda o sistema de irrigação por gotejamento que umedece as plantas de forma lenta, mas contínua e controlada, de forma a garantir economia de água, sendo essa alguma de suas vantagens.



Portalcorreio