Plantão

Conceiçãoense supera dificuldades e se torna a melhor Tanatopraxista no Vale do Piancó; Entenda melhor qual é o trabalho dela

A filha da costureira Gracinha Coito, Maria Janete de Sousa Almeida, residiu na cidade de Conceição até os trinta anos de idade e foi tentar oportunidades em São Paulo. 

Mesmo as coisas não saindo como esperado, ela não deixou de lutar com dedicação e persistência, retornando para Conceição, anos depois.

Começou a trabalhar na empresa PAF Plano de Assistência Familiar, na qual viu-se a necessidade de cuidados e tratamentos dispensado ao corpo após a morte, visando a preparação e a integridade dos tecidos corporais, retardando o processo biológico e da decomposição, atendendo as exigências legais. Hoje faz parte da Gerência e exerce a Tanatopraxia.

Janete se dedicou aos estudos, saindo da cidade de Conceição para se formar em Nova Iguaçu, no estado do Rio de Janeiro. 


Da PRESERV e CRUZ VERMELHA BRASILEIRA ela trouxe o diploma de Tanatopraxista e se tornou a melhor Tanatopraxista do Vale do Piancó e de outras regiões próximas.

A força de vontade e o esforço pessoal fez de Janete uma vitoriosa e ela sabe como ninguém mostrar que com fé e muito trabalho é possível mudar histórias de muitas vidas.

“Hoje, nós que fazemos a família PAFsb lhe parabenizamos pela dedicação e maestria que conduz sua carreira”, escreveu a equipe de trabalho de Janete.

Veja o que é Tanatopraxia

Tanatopraxia é o procedimento de preparação do cadáver para o velório ou funeral, assim o corpo não sofrerá, pelo tempo solicitado pelos familiares, as decomposições naturais.

Um dos motivos da tanatopraxia é evitar que o cadáver se transforme em um perigo em potencial para a higiene e saúde pública, pois, foi possível registar numerosos casos de acidentes infecciosos provocados por restos mortais. Sendo que de fato as bactérias não patogênicas num ser vivo perduram depois da morte.

No caso de se tentar evitar a decomposição do corpo, é utilizada a técnica de aplicar injeções de produtos bactericidas, com o objetivo de destruir as bactérias existentes como também de estabelecer um ambiente asséptico capaz de resistir a uma invasão microbiana.


Corpos mutilados também recebem tratamentos de restauros e cosmética para tentar restituir o aspecto natural dos traços do defunto com o objetivo de atenuar o sofrimento dos familiares. (Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre).




Da Redação com Valedopianconotícias