Plantão

‘Interesses’ dos deputados afetam Reforma Política, segundo relator

Relator da Reforma Política que tramita do Congresso Nacional, o deputado federal, Vicente Cândido (PT-SP), afirmou, nesta terça-feira (5), em entrevista ao programa Rádio Verdade, na Rádio Arapuan, que existe uma possibilidade grande da aprovação do “Distritão” para as próximas eleições.

Entretanto, de acordo com Vicente Cândido, os pontos polêmicos da reforma não têm aprovação da maioria em nenhum dos blocos na Casa.


“Hoje nenhum bloco tem maioria de 308 votos. Nem para distritão, distrital misto e nem para o fundo (partidário). Estamos tentando fazer uma composição entre esses três blocos para construir algo que seja razoável para a sociedade”, afirmou.

De acordo com o parlamentar, existe a possibilidade de formalizar um distritão com legenda em 2018 e a partir de 2020  adotar medidas mais ousadas.

Para o petista, o grande número de partidos dificulta o consenso entre os parlamentares. Para ele, os deputados estão trabalhado de acordo com seus interesses.

“Estamos trabalhado com interesse de cada mandato, de cada partido, e cada bloco. É muito difícil fazer reforma nesse sentido para mudar, melhorar, delegue competência, que vise desprendimento dos partidos e das bancadas. É muito difícil arrancar isso do ser humano. Mudar a si mesmo. Existe um bloco muito grande de partidos”, afirmou.

Para o relator, com financiamento público,  a democracia do Brasil estaria em sintonia com a principais democracias do mundo. Ele acredita que a reforma política será votada na próxima semana na Câmara.



Por Roberto Targino