Plantão

Saúde divulga recomendação aos municípios sobre vacina contra HPV

A Secretaria de Estado da Saúde, por meio do Núcleo de Imunização da Gerência Operacional de Vigilância Epidemiológica, divulgou nessa terça-feira (22) uma nota informativa orientando sobre os serviços de vacinação para otimização do uso da vacina HPV quadrivalente, com ampliação temporária da faixa-etária de 15 a 26 anos em ambos os sexos. A nota tem como base recomendação do Ministério da Saúde.

De acordo com a nota, a SES recomenda que os municípios que ainda dispõem das vacinas em estoque, com validade para setembro de 2017, realizem estratégias de vacinação nas escolas, para o grupo prioritário composto de adolescentes do sexo feminino (9 a 14 anos) e
mais recentemente também para meninos (11 a 14 anos). Essa ação tem eficácia comprovada quanto ao alcance de coberturas vacinais. A SES destaca que os municípios que optarem por seguir a recomendação da nota do Ministério da Saúde devem garantir o esquema completo com as três doses.

“A vacina contra o HPV contribui com a redução da incidência do câncer de colo de útero e vulva nas mulheres, e previne câncer de pênis, ânus, verrugas genitais, boca e orofaringe. É importante que os municípios continuem realizando estratégias de vacinação visando a meta de 80% para os grupos alvos definidos, que são os meninos de 11 a 14 anos, meninas de 9 a 14 anos, além de homens e mulheres até 26 anos”, explicou a técnica do Núcleo de Imunização da SES-PB, Márcia Mayara.



Assessoria