Plantão

João Pessoa tem maior crescimento no índice de gestão da Firjan entre as Capitais do NE

A cidade de João Pessoa está sendo apontada como a que apresentou maior crescimento no Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), divulgado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro. O Índice Firjan foi criado para permitir um maior controle da sociedade sobre os gastos públicos no país.

De acordo com o levantamento, o índice de gestão de João Pessoa subiu 39,3% entre 2013 e 2016, ultrapassando as cidades de Aracaju (14,3%), Salvador (11,5%), São Luís (6,22%) e Teresina (5,6%), que também registraram crescimento. Já as cidades de Recife, Natal, Fortaleza e Maceió apresentam uma queda no IFGF.


O levantamento também aponta João Pessoa também como a Capital do Nordeste com melhor situação em relação aos gastos com dívida pública. A cidade foi considerada com baixo endividamento e, portanto, menor custo com despesas financeiras.

O indicador leva em consideração um conjunto de informações oficiais que as prefeituras são obrigadas a fornecer à Secretaria do Tesouro Nacional. São cinco indicadores: receita própria; gastos com pessoal; investimentos; liquidez; e custo da dívida. Em 2013, primeiro ano da atual gestão municipal, João Pessoa tinha um IFGF de 0, 4153, mas fechou o ano de 2016 com 0, 5787.



Portalcorreio