Plantão

Estudantes protestam contra mudança na administração de escolas públicas da Paraíba

Estudantes secundaristas se reuniram na manhã desta quinta-feira (17), em frente à escola Liceu Paraibano, em João Pessoa, para protestar contra o que eles chamam de 'terceirização da educação' por parte do governo do Estado. 

O ato, que fechou ruas do Centro de João Pessoa, também questionou o sucateamento nas escolas públicas, criticou a falta de assistência estudantil e pediu a saída de Michel Temer da Presidência da República.

A mobilização foi organizada pela Associação Paraibana dos Estudantes Secundaristas (Apes) juntamente com grêmios estudantis de escolas públicas e com apoio da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes).
O ato se concentrou no Liceu, foi até o Palácio da Redenção e ocupou, por fim, a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB)

Segundo os organizadores, cerca de 400 estudantes participaram da manifestação.
A principal pauta do protesto foi em relação decisão do Governo do Estado de modificar a administração das escolas estaduais. A intenção é transferir a administração e gestão da Educação a uma Organização Social selecionada através de edital. 

De acordo com a presidente da Apes, Maria Denise, o entendimento dos estudantes é de que essa mudança tem a ver com terceirizar a educação. “Vivemos em uma realidade em que há um sucateamento na educação. E somos contra essas Organizações Sociais porque entendemos que nesse tipo de estrutura há muitas brechas para que o apoio pedagógico nas escolas passe a ter como responsáveis pessoas que não são professores, que não são da educação”, explicou. 

O Portal Correio tentou entrar em contato com a Secretaria de Educação do Estado, mas as ligações não foram atendidas até o fechamento desta matéria.



Por Pedro Alves