Plantão

Efraim Filho se posiciona contra permissão para ocultação de doações eleitorais

No dia em que a Câmara dos Deputados começa a discutir, em plenário, a reforma política, o líder do Democratas na Câmara, deputado Efraim filho (PB), posicionou-se contra qualquer proposta de ocultação das doações para campanhas eleitorais. 

“A doação oculta é um retrocesso e o Democratas é contra esta medida. 

O que se quer é que a reforma política traga mais transparência e coerência. Ocultar os doadores é uma forma de burlar aquilo que deseja a sociedade, com quem precisamos estar em sintonia na travessia para o melhor modelo político”, afirmou.
 
O texto apresentado na comissão que analisa a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 77 prevê que as pessoas físicas poderão doar, na eleição do ano que vem, até 10 mínimos (R$ 9.370,00) para cada um dos seis cargos em disputa. As doações não precisam ser identificadas, medida criticada pelo parlamentar.  

O líder Efraim Filho comentou que a Câmara começará a debater e posteriormente votar, nesta quarta-feira, o texto principal da PEC. Os destaques serão votados na terça-feira (22). Até lá, as bancadas poderão avaliar os temas mais polêmicos, que são, segundo os parlamentares, sistema eleitoral (voto majoritário, distrital, distritão) e financiamento (público, misto ou privado com limitações).



Assessoria