Plantão

Cidade do Sertão da Paraíba ganha plataforma para monitorar chuvas na região

A Defesa Civil do Município de Coremas consegue um pluviômetro para a cidade, através do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), vinculado ao Ministério da Ciência Tecnologia.

A plataforma de coleta de dados( PCD) pluviométrica, registra o volume intensidade da chuva e envia em tempo quase real ao Cemaden, equipamentos montado sobre mim tripé, e possui um pluviômetro de báscula(no topo), um painel solar e uma caixa de acondicionamento.

O aparelho não precisa ser conectado na rede elétrica pois seu funcionamento utiliza células fotovoltaicas que captam a energia solar, além disso, ele transmite seus dados utilizando o modem celular e, portanto, emite radiação eletromagnética da mesma forma que um aparelho comum, não ocasionando nenhum tipo de interferência eletromagnética.


De acordo com o Coordenador da Sefesa Civil e Secretário da Agricultura do município de Coremas, José Buriti Neto, esta é mais uma conquista de toda a cidade, possibilitando a informação sobre intensidade da chuva, que é uma preocupação de todo o Semiárido Nordestino, como também ajuda no combate à desastres naturais.

José Buriti disse que o município atendeu a todos requisitos solicitados pelo Cemaden. Estiveram presentes na instalação do equipamento, o secretário de Agricultura, José Buriti Neto e o Secretário de Meio Ambiente Recursos Hídricos e Pesca, José Albertino Andrade, representando a Prefeita Dra. Chaguinha. A instalação ocorreu pela manhã desta quinta-feira, 03 de agosto de 2017, em um terreno dentro da Universidade Aberta do Brasil-Pólo de Coremas, no Bairro DNOCS.



Repórter PB