Plantão

Acometido de Doença de Chagas, agricultor morre em Conceição, Sertão da Paraíba

Morreu, na madrugada desta segunda-feira (28), Joao Correia da Costa , 47 anos, no sítio Maria Soares, na cidade de Conceição.

De acordo com informações da família, Dão, como era mais conhecido, era portador de Doença de Chagas e havia se acometido de chikungunya, no final do ano de 2015.

O corpo do agricultor será velado na residência de familiares e sepultado no cemitério local. VEJA AQUI REPORTAGEM QUE ELE TEVE A PARTICIPOU!

A doença de Chagas (DC), ou Tripanossomíase Americana, é uma doença negligenciada causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi, transmitido pelo contato com as fezes dos insetos vetores, conhecidos popularmente no Brasil como “barbeiros”,
além de contar com outras formas de transmissão, como a transmissão oral, pela ingestão de alimentos contaminados com os parasitas; a transmissão de mãe para filho ou forma congênita; por transfusões de sangue e transplante de órgãos e por acidentes de laboratório.

Já a chikungunya é uma doença viral transmitida por mosquitos, detectada primeiramente durante um surto no sul da Tanzânia em 1952. O nome vem do idioma africano Kimakonde e significa “inclinou-se ou contorceu-se de dor”, referindo-se à aparência dos pacientes que se inclinam por causa da dor nas articulações que a doença provoca.



Valedopianconotícias