Plantão

Ricardo assina protocolo para criação da Câmara de Comércio, Indústria e Agricultura Brasil/Argentina da Paraíba

Foi assinado nesta sexta-feira (28) o protocolo de criação da Câmara de Comércio, Indústria e Agricultura Brasil/Argentina da Paraíba. 

A solenidade foi no Palácio da Redenção  e objetiva impulsionar as relações bilaterais entre a Argentina e o Estado da Paraíba no âmbito de cooperação comercial, industrial, agrícola e pecuarista, turística e de serviços, por período indeterminado. O documento foi assinado pelo governador Ricardo Coutinho e o embaixador da Argentina, Carlos Alfredo Magariños. Para Ricardo Coutinho, a Câmara de Comércio, Indústria e Agricultura Brasil/Argentina significa um grande avanço na construção de maiores trocas econômicas e culturais.
“A medida surgiu de uma iniciativa da embaixada da Argentina e tem impacto econômico, social e cultural. Essa busca do olhar do Brasil para a América Latina vem se aprofundando e isso é importante. Começamos um processo de integração turística com a Argentina que vem dando muito certo, por meio do voo regular semanal. Espero que, através da Câmara, possamos movimentar as relações nas áreas que forem interessantes para os dois lados. É um elo fundamental para o crescimento de ambos”, comentou.

O governador ressaltou ainda que o Estado tem todas as condições para ampliar as fronteiras e conseguir novas parcerias. “A Paraíba dispõe de uma boa rede hoteleira, excelente malha rodoviária, qualidade de recursos humanos e incentivos fiscais que favorecem as relações com outros estados e países. Nosso desejo é integrar mais, exportar e importar mais, incrementar o comércio e outros setores com a criação desta Câmara”, frisou.

O embaixador da Argentina, Carlos Alfredo Magariños, por sua vez, expressou a satisfação em firmar esta parceria e afirmou que a Câmara de Comércio representa uma grande evolução nas relações entre a Argentina e a Paraíba. “Essa é uma forma do meu país reconhecer o crescimento que a Paraíba apresenta nos últimos anos. A Argentina e o Brasil têm 30 anos de cooperação com interações muito importantes e chegou o momento de ampliar o contato com a Paraíba, estado que tanto me agrada. Parabenizo, mais uma vez, o governador pela iniciativa de implantar o voo regular João Pessoa/Buenos Aires, que impulsionou o setor turístico e econômico de ambas as partes. E agora com a criação da Câmara vamos modernizar os instrumentos de intercâmbio comercial com a Paraíba”, comentou.

A Câmara de Comércio, Indústria e Agricultura Brasil/Argentina da Paraíba terá sede na cidade de João Pessoa, podendo ser composta por entidades da sociedade civil organizada, poder público, pessoa física e pessoa jurídica a serem posteriormente definidos.

A presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, destacou que somente no mês de julho dois grandes acontecimentos ligaram a Argentina e a Paraíba, o voo regular e a criação da Câmara de Comércio. “O interesse da Argentina pelos paraibanos aumentou, principalmente com a implantação do voo regular, que teve início no começo deste mês. A Argentina é o maior emissor de turistas para o Brasil e essa iniciativa de criação da Câmara de Comércio vem estreitar ainda mais a relação entre os dois locais. Isso favorece o turismo e muitos outros setores”, enfatizou.

“A Paraíba dá um grande salto com a criação desta Câmara de Comércio, que vai ajudar as duas localidades na geração de renda e empregos, através de boas parcerias. As atividades da Câmara de Comércio vão iniciar o quanto antes e, certamente, irão trazer bons resultados. Com essa iniciativa, tanto a Paraíba quanto a Argentina saem ganhando”, avaliou o presidente da Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado da Paraíba (Fecomércio), Marconi Medeiros.

De acordo com o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), Francisco Buega Gadelha, apesar da crise no país, o setor industrial do Estado vai bem e com a chegada da Câmara a tendência é evoluir ainda mais. “É um prazer estar presente no dia em que, efetivamente, reativamos nossas relações econômicas com a Argentina. O Brasil e a Argentina são os dois países mais importantes da América Latina, possuindo comércios bem produtivos. O objetivo é investir em parcerias e juntos trabalharmos pelo desenvolvimento da Paraíba e da Argentina”, ressaltou.

O trabalho da Câmara de Comércio vai favorecer o desenvolvimento das pequenas e médias empresas; fomentar negócios e atividades empresariais entre a Argentina e a Paraíba e estimular o networking entre os associados por meio de produtos e serviços que agregam valor aos negócios.



Assessoria