Plantão

Onda de frio chega ao Brasil e cidades do RS têm neve; Frio também muda paisagem no Nordeste

Uma forte massa de ar polar vinda da Argentina chegou ao Sul do país nesta segunda-feira (17) e causar uma onda de frio nos próximos dias para as regiões Sudeste, Centro-Oeste e parte da região Norte. 

O Rio Grande do Sul registrou queda de neve granular em quatro cidades e há previsão de neve também na serra catarinense.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os estados do Sul podem ter temperaturas negativas. Em São Joaquim (SC), onde os termômetros marcaram 1º C nesta segunda-feira, há previsão de temperaturas entre -5°C e 4°C.
Turistas lotam a cidade à espera da neve. Em Urupema (SC), os termômetros podem marcar -3°C.

Esta massa de ar polar poderá ser a mais forte a agir sobre a América do Sul neste ano.

Além das possibilidades de neve e geada nas áreas de serra do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, os ventos podem ficar mais fortes, e o mar, agitado. As cidades do RS onde caiu neve granulada foram Canela, Gramado e Caxias do Sul, na serra gaúcha, e Palmeira das Missões.

Ainda conforme as previsões, esse ar frio vai se deslocar pelo país durante os próximos dias, derrubando as temperaturas na região Sudeste e atingindo também os estados do Amazonas, Acre, Rondônia e Mato Grosso do Sul e grande parte de Mato Grosso.

Temperatura em Porto Alegre cai de 28 para 8 graus

De acordo com a Climatempo, o frio intenso começou no domingo (16) sobre o centro-norte e leste da Argentina e no Uruguai, avançando depois sobre o Paraguai e a Bolívia até chegar ao Brasil. Segundo o Serviço Nacional Meteorológico da Argentina, Bariloche registrou recorde de temperatura negativa, com os termômetros chegando a -25,4ºC. O número anterior era de 30 de junho de 1963.

Até agora, a menor temperatura registrada no Brasil em 2017 foi de -5,7ºC em Bom Jardim da Serra, em Santa Catarina, no dia 26 de junho.
Previsão aponta geada em quase todo o Sul até parte de MS

Veja como está o tempo na sua região:

Centro-Oeste

Em Mato Grosso do Sul, houve queda nas temperaturas. A mínima do estado nesta manhã foi de 5°C, em Ponta Porã. O céu amanheceu nublado em quase todas as cidades e, em alguns locais, teve garoa. As temperaturas continuam caindo e podem chegar perto de 0ºC por causa da massa de ar polar, segundo o meteorologista Natálio Abrahão Filho.

Já em Mato Grosso, a frente fria derrubou a temperatura em Cuiabá, e a mínima pode chegar aos 9º C, segundo o Inpe. Em Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá, as temperaturas devem ser ainda mais baixas: mínima de 1ºC e máxima de 18ºC nesta terça.

No Distrito Federal, o que tem mexido com a percepção de frio do brasilienses são os ventos, que estão mais fortes e intensos neste ano. "Em termos numéricos, a temperatura não está mais baixa que em outros anos. O que se mostra é que as massas [de ar frio] estão vindo mais fortes da região de origem", segundo o meteorologista Manoel Rangel.

Nordeste

Alagoas tem registrado baixas temperaturas no final da quadra chuvosa, como é conhecido o período entre abril e julho no estado, mas esta semana já é a mais fria até então, segundo a Sala de Alerta da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado (Semarh)

Nesta madrugada, o município de Arapiraca, no Agreste do estado, registrou 15,1ºC, a menor temperatura dos últimos anos, que normalmente tem mínimas entre 18ºC e 20ºC neste período. A previsão é de madrugadas com frio intenso durante a semana.

Já no Rio Grande do Norte, os termômetros estão marcando 20ºC em julho, o suficiente para os natalenses tirarem os agasalhos do armário.
Em Pernambuco, o frio mudou os hábitos dos moradores do Sertão do Araripe. Acostumados com temperaturas normalmente perto dos 40º C, eles estão tendo que conviver com termômetros registrando, com frequência, até 17ºC.

No Piauí, a capital Teresina registrou mínimas históricas nos últimos dias. Nesta segunda, a cidade teve 17ºC – a temperatura mais baixa entre as capitais nordestinas.

Frio muda paisagem do sertão de Pernambuco

Sudeste

No Espírito Santo, o frio está chegando aos poucos, com previsão de queda brusca da temperatura na quarta-feira (19). Nesta segunda, o céu amanheceu claro a parcialmente nublado em Vitória, com previsão de mínima de 17ºC e máxima de 27ºC.

Em Minas Gerais, a capital Belo Horizonte teve temperatura mínima de 12,7°C nesta segunda, de acordo com o Inmet, e o frio deve apertar até o fim da semana.
A temperatura em São Paulo pode chegar a 10ºC nesta terça-feira, com chuva durante todo o dia. O frio e a chuva devem continuar no estado ao longo da semana e, na sexta-feira (21), o sol começa a voltar e a temperatura pode atingir 22ºC.

Em Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira, a mínima deve ficar em 4ºC, e a previsão de dias frios tem animado o setor hoteleiro da cidade.

Sul

Em Santa Catarina, há previsão de rajadas de ventos que podem passar dos 60 km/h. O mar deve fica agitado, principalmente entre a Grande Florianópolis e o Litoral Sul. O frio fica mais intenso ao longo do dia. "A menor temperatura do dia deve ser registrada no início da noite. Na Serra, o final do dia deve registrar temperaturas negativas", disse a técnica em meteorologia Bianca Souza.

No Paraná, a frente fria traz chuva, ventos fortes e mudança brusca de temperatura na tarde desta segunda. A máxima não deve passar de 11ºC na capital Curitiba.

No Rio Grande do Sul, houve registro de queda de neve granular em quatro cidades. O frio chegou com intensidade ao estado, e temperatura deve cair ainda mais ao longo do dia. Em algumas cidades, os termômetros despencaram 20°C neste fim de semana. Em cidades como Canguçu, no Sul do estado, e São José dos Ausentes, nos Campos de Cima da Serra, a mínima foi de 3°C na madrugada, conforme medição oficial Inmet.



G1