Plantão

Jovem de escola pública é aprovado para curso de medicina, através da nota do ProUNI, em Conceição

A escola não consegue mais atrair o jovem brasileiro, e o que prova isso são as estatísticas do Ministério da Educação (MEC). 

A evasão das escolas cresce continuamente e o resultado disso é a falência do saber. Esse não é o caso de Francisco Juniele Soares, de 26 anos. 

Ele mostrou que vale a pena acreditar nos sonhos e que para se obter um bom resultado e ter um futuro garantido, basta estudar e se preparar para enfrentar as barreiras da vida, quando não tem a condição de pagar uma universidade para se formar. 

Juniele soube esperar e as coisas acabaram acontecendo. O jovem foi aprovado para o curso de medicina, através da nota do ProUNI e vai estudar na Universidade Santa Maria, na cidade de Cajazeiras.

O jovem de 26 anos é filho de Júlio Soares, um comerciante aposentado da cidade de Conceição, no interior da Paraíba. Durante todo o ensino médio Juniele frequentou o Colégio Maestro José Siqueira, porque não podia pagar uma escola particular. No entanto, o fato de estudar em escola pública não fez com o jovem desanimasse. Pelo contrário, com afinco ele pautou cada passo do aprender com uma dedicação, a qual é peculiar dos grandes vencedores: perseverança e otimismo.

O resultado da aprovação de Juniele saiu na última quinta-feira, dia 13. Ele obteve 732,76 pontos, nota suficiente para ser chamado para o curso. A matrícula do jovem na universidade ocorrerá na próxima segunda-feira, dia 19 de julho. O ingresso na universidade ainda não tem data marcada, mas em breve a cidade de Conceição terá mais um ‘herói’, pessoa que não desiste dos sonhos, formado em medicina, para salvar vidas, seja no seu próprio município, local onde ele deseja exercer sua profissão, seja em qualquer parte deste Brasil de pessoas de “Mãe Preta e Pai João”, como dizia a música.

Mas, para quem pensa que a proeza do jovem se limita a essa aprovação está completamente enganado. Juniele já havia sido aprovado em 8 concursos públicos, tendo sido o primeiro colocado no último concurso do Estado (PB), para técnico administrativo. Em se tratando de estudos, ele já foi aprovado também para Engenharia Civil na UFCG de Cajazeiras (2016), Odontologia pelo ProUni na Faculdade Santa Maria(2017) e para CFO (2017). Em 2016, a sua nota de redação foi 940 pontos, por exemplo..

“Eu não esperava a aprovação este ano. Na verdade, eu estava me preparando para o próximo ENEM. Fiquei muito surpreso ao ver o resultado e agora realizarei o meu sonho e o sonho do meu pai, Júlio Soares, que durante muitos anos, salvou vidas na minha cidade de Conceição, mesmo sem ser médico formado”, falou emocionado o jovem ao portal Vale do Piancó Notícias.




Da Redação com Reportagem de Gilberto Angelo