Plantão

UM ABSURDO! Governo Temer reduz equipe da Lava Jato e corta verba da PF

Sob o governo de Michel Temer (PMDB), a Polícia Federal reduziu a equipe da Operação Lava, em Curitiba e contingenciou 44% do orçamento de custeio previsto para 2017.

É o que informa reportagem de Fausto Macedo, numa aparente reação de Michel Temer e aliados como o senador afastado Aécio Neves (PSDB) ao avanço das investigações de corrupção iniciadas em 2014. “Será o fim da Lava Jato”, afirmou um membro da força-tarefa, em Curitiba, sob a condição de não ter o nome revelado.


No início do ano, o efetivo total chegou a ser de quase 60 policiais – entre delegados, agentes e peritos. Hoje, não passa de 40 e sem atuação exclusiva.

A redução de verbas da PF – geral para toda corporação – atinge diretamente as equipes das força-tarefas da Lava Jato, em Curitiba, Brasília e Rio. Ela decorre do corte geral dos gastos da União e vale para todos os ministérios, que podem aplicar internamente o contingenciamento, segundo seu planejamento

Um reflexo desse esvaziamento na equipe da Lava Jato da PF, é a deflagração de operações ostensivas. Com 40 fases de buscas e prisões desencadeadas nesses três anos de escândalo, as últimas operações foram realizadas por iniciativa do Ministério Público Federal.

“O investimento já é quase zero. O custeio é para movimentar a máquina. Vai paralisar as atividades. Em um orçamento que já é pequeno, cortar 44%, vai parar”, afirma o presidente da Associação dos Delegados da Polícia Federal (ADPF), o delegado Carlos Eduardo Sobral.




Brasil 247