Plantão

Paraíba e mais três estados estão no 'alerta amarelo' do Inmet para chuvas no feriado

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou nesta quinta-feira (13) que prevê chuvas intensas na Paraíba nesta sexta-feira (14) e colocou o estado em ‘alerta amarelo’. 

A mesma previsão vale ainda para Pernambuco, Rio Grande do Norte e Alagoas. 

Conforme o alerta, há risco de alagamentos e pequenos deslizamentos. O alerta do Inmet indica que podem ocorrer chuvas com índices que variam entre 20 a 30 milímetros por hora (mm/h) ou até 50 mm/dia.

A previsão é válida para todo o estado da Paraíba, exceto para Sertão e Alto Sertão, e o Inmet relaciona ainda orientações para evitar desastres em caso de chuvas fortes. 

Veja abaixo:


Instruções do Inmet:

- Coloque em lugares altos seus móveis e utensílios (bem protegidos);

- Desligue aparelhos elétricos, quadro geral de energia;

- Se observar rachaduras nas residências, procure abrigos municipais;

- Se identificado rachaduras no terreno, coloque lona plástica para evitar que a água infiltre nas rachaduras;

- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Segundo a Defesa Civil de João Pessoa, a cidade tem 27 áreas de risco e cerca de 25 pontos de alagamentos. "Nestes locais, fazemos um trabalho intensivo de limpeza dos canais e galerias. Com poucos minutos após o fim da chuva, o tráfego já flui normalmente”, disse o coordenador da Defesa Civil da Capital, Noé Estrela.

Em casos de desastres como deslizes de barreiras, quedas de árvores, desabamentos e alagamentos, a população pode ligar gratuitamente para o telefone 0800-285-9020, da Defesa Civil de João Pessoa, que funciona 24 horas por dia e é gratuito.



Portal Correio