Plantão

Menina é encontrada morta após desafio de jogo "Baleia Azul" pela a internet, diz polícia

A polícia investiga a morte de uma adolescente de 16 anos, encontrada em uma lagoa na região central de Vila Rica, a 1.276 km de Cuiabá, no Mato Grosso, na última terça-feira (11).

De acordo com a Polícia Civil, a suspeita é que a jovem, identificada como Maria de Fátima Oliveira, tenha participado de um jogo online, da qual a adolescente fazia parte, que incita desafios nas redes sociais.

Desaparecida desde a madrugada, as buscas se iniciaram depois que um dos calçados da jovem foi encontrado próximo à lagoa.


Segundo a PM, ela cumpria um dos desafios quando morreu. A suspeita é que ela tenha se jogado na lagoa, que tem grande profundidade.

'Baleia Azul'

Aparentemente, o “Desafio da Baleia Azul” começou na Rússia e tem atraído crianças e adolescentes por meio da internet.

O jogo funciona da seguinte forma: “o curador” (pessoa que controla o jogo) envia diariamente, por 50 dias, um desafio, sempre às 4h2 da madrugada, para um grupo de pessoas, sob a pena de serem expostas na rede.
Os jogadores devem postar nas redes sociais uma prova de que completou o desafio. O jogo termina no desafio de número 50, quando o participante tira a própria vida, cometendo suicídio.

A chegada do tal jogo mortal ao Brasil já dá sinais há alguns dias. No YouTube, por exemplo, jovens com milhares de seguidores fazem vlogs (diários em vídeo) dizendo que aderiram ao jogo e incentivando seus fãs a fazerem o mesmo.

Um deles chega a dizer que tem “10% de chance de sobreviver” em uma das transmissões. Algumas chegam a ter quase 400 mil visualizações.




24horasnews