Plantão

Fase final da biometria atinge 102 cidades, pertencentes a 36 zonas eleitorais da Paraíba

Há um mês do início da quinta e última etapa da revisão de eleitores com coletas de dados biométricos, o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) já cadastrou mais de10% de eleitores dos 102 municípios que estão sendo alvos desta fase da campanha, que tem como meta habilitar mais de um milhão de pessoas para o novo sistema de votação que identifica o eleitor por meio da impressão digital.

De acordo com o coordenador de Eleições do TRE-PB, Fábio Falcão, gestor desta etapa do projeto, até ontem já haviam sido atendidos 110.506 eleitores desses municípios, o correspondente a 10,73% da meta, que é a de habilitar, até 19 de dezembro, 80% dos 1.030.201 eleitores desses 102 municípios, pertencentes a 36 zonas eleitorais do Estado.


O vice-presidente do TRE, desembargador Romero Marcelo, disse que percorreu vários municípios e que ficou animado com a procura dos eleitores.

Até agora 121 municípios paraibanos, pertencentes a 41 zonas eleitorais já passaram pelo cadastramento, inclusive as maiores cidades, como João Pessoa, Campina Grande, Patos, Sousa, com uma cobertura de 64,4% do eleitorado com dados biométricos.

Esta etapa da campanha da biometria foi iniciada no último dia 6 de março, o TRE está mobilizando mais de 500 pessoas, para atuar diretamente no atendimento aos eleitores, utilizando 274 kits biométricos.

Fábio Falcão disse, ainda, que os eleitores que tiverem dúvida em relação ao recadastramento biométria, poderão entrar em contato com o TRE pelo telefone: 3512-1320, ou consultar a página na internet, pelo endereço http://www.tre-pb.jus.br/, onde há um banner cadastramento biométrico.

O coordenador disse ainda, que para agilizar ainda mais o atendimento, esta sendo utilizado um software que reduz o tempo de atendimento em 50%. “Ele permite que o atendimento seja dividido em duas etapas, uma para preenchimento das informações pessoais e outro para coleta dos dados biométricos. O atendimento que durava até 12 minutos, passou a ser feito em 4 minutos”, comentou Fábio Falcão.

Na região – Devem fazer o cadastro biométrico eleitores das zonas eleitorais de Cajazeiras (que compreende também Bom Jesus e Cachoeira dos Índios); São José de Piranhas (que compreende Carrapateira); e Bonito de Santa Fé (incluindo Monte Horebe), já pode fazer o cadastro biométrico nos cartórios eleitorais.



Correio da Paraíba