Plantão

Estudantes do IFPB vencem competição nos EUA com projeto de chupeta digital

Os estudantes Adjamilton Medeiros Júnior, Júlio Cézar Coelho e Rychard Guedes, do curso de Engenharia Elétrica do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), foram os vencedores do HackBrazil, competição que visa o desenvolvimento de soluções tecnológicas para os desafios enfrentados pelos brasileiros. 

A competição aconteceu entre os dias 7 e 8 deste mês, nos Estados Unidos (EUA), e os vencedores desenvolveram o projeto ‘Bubu Digital’.

O ‘Bubu Digital’, apresentado durante a ‘Brazil Conference at Harvard & MIT' (Conferência Brasil em Havard & MIT, em tradução livre), é uma chupeta eletrônica, equipada por microcontroladores e sensores, capaz de verificar a temperatura corporal da criança.


O projeto dos estudantes do IFPB concorreu com mais quatro soluções tecnológicas elaboradas por estudantes de outros estados brasileiros. Na análise dos finalistas, houve empate entre os estudantes do IFPB com um grupo de estudantes de Minas Gerais, porém, ambas as equipes foram premiadas no valor de US$ 1 mil, valor que será usado no desenvolvimento dos projetos.

“Essa vitória é muito importante, pois levamos o nome do Instituto e da região para as duas maiores universidades do mundo. O feedback que tivemos depois da apresentação foi fantástico, muitas pessoas foram nos procurar para oferecer ajuda na parte jurídica, técnica, artística e nos parabenizar", disse o estudante Richard Guedes.

Após o reconhecimento do projeto, os estudantes vão buscar investimentos para transformar o protótipo da chupeta eletrônica em um produto disponível no mercado.




Portal correio