Plantão

Conab libera 200 mil toneladas de milho para Paraíba

Para o deputado Efraim Filho (DEM/PB) a liberação de 200 mil toneladas de milho vai ser um alívio para os produtores nordestinos que deverão passar pelo sexto ano consecutivo de seca. 

“A liberação da comercialização estará publicada, no Diário Oficial da União da próxima segunda-feira (10), em função portaria interministerial autorizando a venda de milho diretamente nos balcões da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Com isso o milho chega até aos produtores sem burocracia”. Afirmou o parlamentar.


A medida vai beneficiar os criadores do Nordeste, que atualmente compram a saca (de 60 quilos) do milho,  principal alimento de aves, caprinos, ovinos, bovinos e suínos,  por até R$ 70. Por meio do Programa Vendas em Balcão da Conab, este valor cairá para R$ 33 em função do subsídio do governo federal.

De acordo com o presidente da Conab, Francisco Marcelo Rodrigues, estas 200 mil toneladas de milho serão suficientes para suprir as necessidades dos criadores nordestinos,  especialmente, dos pequenos produtores,  até o mês de dezembro.

De acordo com o líder Efraim Filho essa medida veio amenizar as irregularidades climáticas que passa a região.

“Enfrentaremos o sexto ano consecutivo de seca prolongada, com escassez dos estoques de milho para alimentar os rebanhos. Todos nós da bancada do nordeste estávamos trabalhando junto ao Ministério da Agricultura e da Conab esse subsídio para tranquilizar os produtores”, declarou.

A medida tomada pelo governo federal  foi anunciada pelo ministro Blairo Maggi e pelo presidente Michel Temer garantiu a liberação de 200 mil toneladas de milho para criadores e também à agroindústria de pequeno porte da Região Nordeste.

“Estou comemorando porque o objetivo é fazer o milho chegar a quem mais precisa e sem burocracia, ajudando no reaquecimento da economia e na geração de empregos que é a nossa meta”. Enfatizou Efraim.

Para aquisição do produto o agropecuarista precisa se inscrever no Programa Vendas em Balcão do cadastro da Conab que permite o acesso de criadores e de agroindústrias de pequeno porte aos estoques públicos de milho deste órgão executivo.




Assessoria