Plantão

Após 6 meses sem o líquido precioso, cidade do Sertão volta a ter água nas torneiras

A cidade de São José de Piranhas, no Alto Sertão da Paraíba, passa a ter água nas torneiras após quase seis meses de colapso. 

A informação foi confirmada oficialmente na tarde desta quarta-feira (05), pelo gerente local da Companhia de Água e Esgoto da Paraíba (Cagepa), Rondynelli Sobral Dias.

Rondynelli disse que ontem (04) o sistema de abastecimento foi religado para fazer testes, mas, foram detectados alguns vazamentos e precisou ser desligado.
Durante a semana o bombeamento d’água passará por testes e, a partir da próxima segunda-feira, dia 10 de abril, a operacionalização ficará permanente, por melo menos três meses, por conta da pouca água acumulada no manancial durante o período chuvoso deste ano.

Racionamento – De acordo com a gerência regional da Cagepa no Alto Piranhas, haverá racionamento de água obedecendo a seguinte escala. Água das 6 horas da segunda-feira até às 6 da manhã da sexta-feira, podendo este cronograma ser alterado de acordo com a situação hídrica do açude. A Cagepa recomenda que é importante o apoio da população no combate aos vazamentos e economia de água, para que o abastecimento possa perdurar por um maior prazo.

Segundo dados divulgados pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), o Açude São José I está com 15,1% de sua capacidade total até esta quarta-feira. Esse volume hídrico representa 461.228 metros cúbicos de água.

Por conta do colapso, a cidade estava sendo suprida com água através de caminhões pipas, custeados pela prefeitura municipal de São José de Piranhas.




Por Dida Gonçalves