Plantão

Açude Serra Vermelha em Conceição recebe as primeiras águas e mais dois açudes depois de 5 anos sagram, já outros trás transtornos, no Sertão da Paraíba

A chuva que caiu na noite desta quarta-feira (12), para madrugada desta quinta-feira (13) no município foi, de fato, foi a maior do ano de 2017 até o momento. De acordo com a Cagepa local, choveu 43 milímetros. 

O acumulado do ano no município passa de 290mm, segundo à Cagepa.

A chuva da noite desta quarta-feira para a madrugada desta quinta-feira foi suficiente para que o açude Serra Vermelha recebesse um bom volume d’água. 

A população ‘faz a festa’, uma grande alegria pela chegada de água no açude, que durante muito tempo abasteceu a zona urbana do município, mas havia secado no final do ano de 2016.


A chuva em Conceição teve inicio às 20:40hs aproximadamente isso, que se estendeu durante toda a noite e entrou na madrugada desta quinta-feira(13) com muita chuva.


Veja mais relatos sobre chuvas em outras cidades do Sertão;

Dois Acudes sagram no Sertão; Veja Vídeo!



Depois de cinco anos sem cheia, dois açudes localizados no sítio Peba dos Vicentes, na zona rural do município de São José de Piranhas, no Sertão da Paraíba, amanheceram sangrando (transbordando) na manhã desta quarta-feira (12).

A boa notícia alegrou os moradores da localidade, que comemoraram depois de vários anos sem presenciar a bonita cena proporcionada depois de uma noite de muita chuva, acompanhada de relâmpagos e trovões. O índice pluviométrico não foi informado, já que na localidade ninguém possui pluviômetro, mas em outros sítios nas proximidades choveu entre 40 mm e 60 mm.

VEJA MAIS!

Chuvas provocam alagamento e queda de árvore e do sistema telefônico do Samu, na Paraíba

As primeiras horas desta quinta-feira (13) foram de chuva em várias localidades da Paraíba. Como de costume, alguns transtornos como alagamento e queda de árvores foram registrados. No Sertão, o sistema telefônico do Samu foi afetado. Até a publicação desta matéria, a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) não tinha divulgado o balanço das chuvas ocorridas durante a madrugada no estado.   
De acordo com o coordenador da Defesa Civil de João Pessoa, Noé Estrela, nas últimas 12 horas choveu 73 milímetros na cidade, o que significa queda de 73 litros de água por metro quadrado.
Apesar disso, apenas uma ocorrência foi registrada pelo órgão. Na madrugada desta quinta, uma árvore caiu no bairro Castelo Branco. Noé Estrela informou que a árvore era de grande porte e ninguém se feriu. Profissionais da Emlur foram acionados para atuar na remoção da árvore.
A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) informou, no início da manhã, que dos possíveis pontos de alagamento, só a Avenida Tancredo Neves estava com acúmulo de água. Nos demais corredores da cidade, o trânsito estava livre e com pouca movimentação de veículos, como é de costume em feriadões na Capital.
No interior
Também há registros de chuvas no interior do estado. Em Patos, a queda de um raio nessa quarta-feira (12) fez com que houvesse problema no sistema telefônico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A previsão é de que o atendimento pelo número 192 seja restabelecido ao longo desta quinta-feira, mas, enquanto isso não acontece, a população pode acionar ambulâncias pelo celular 9 9390-5222.
Ainda no Sertão, o Açude Lagoa do Arroz, que fica em Cajazeiras, recebeu nessa quarta-feira sua primeira recarga significativa. Moradores da região atribuíram o fato à cheia da Barragem do Sítio Cachoeirinha, em Cachoeira dos Índios, que também aconteceu nessa quarta. Um vídeo publicado na internet mostra a chegada de águas ao Açude Lagoa do Arroz, assista aqui.



Da Redação com Informações do Valedopianconoticias / Radarsertanejo / Portalcorreio