Plantão

Ricardo entrega novas instalações do 14º BPM e autoriza construção do Cidade Madura em Sousa

O governador Ricardo Coutinho inaugurou, na tarde desta sexta-feira (30), em Sousa, as novas instalações do 14º Batalhão de Polícia Militar.

A nova unidade, que abriga 225 policiais militares, tem agora melhor estrutura e disponibiliza mais espaço e conforto, após passar por obras de ampliação de 330 para mais de 700 metros quadrados. Durante a solenidade, foi assinada a ordem de serviço para construção do condomínio Cidade Madura em Sousa.

Além das obras de ampliação, o 14º BPM também recebeu novos equipamentos para o Copom. 



Durante a solenidade, policiais militares foram agraciados com comendas, concedidas por méritos na Corporação, e o governador Ricardo Coutinho foi a primeira pessoa a receber da PM a Medalha Paz no Trânsito.


Na ocasião, Ricardo agradeceu aos profissionais da segurança pública da Paraíba que têm contribuído com o Governo na busca da construção da paz. “A Paraíba é o único estado do Brasil que reduziu em cinco anos seguidos o número de homicídios. Essa redução é a prova de que quando você aplica a política correta tem resultados”, ressaltou.

O comandante geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, em nome da tropa, afirmou que a nova unidade representa mais que novas instalações físicas, mas sobretudo mais dignidade da atividade dos policiais militar.

Após visitar as instalações da nova unidade da PM em Sousa, o governador Ricardo Coutinho assinou a ordem de serviço autorizando a construção de mais uma unidade do Cidade Madura. “Esta é uma política única no país. Os cerca de R$ 5 milhões que serão investidos são do Tesouro do Estado. Uma estrutura que não se encontra em nenhum outro estado do Brasil. Pessoas idosas precisam dessa atenção”, afirmou. O governador anunciou que parcerias com a prefeitura de Sousa estão abertas e serão ampliadas, adiantando que a cidade ganhará uma Escola Técnica Estadual.

O prefeito de Sousa, Fábio Tyrone, comemorou que as parcerias com o Governo do Estado estão de volta e disse que a cidade agradecia ao governador “que supera as dificuldades com muito trabalho por toda a Paraíba, na saúde, na educação, na segurança pública”.

O secretário do Turismo e Desenvolvimento Econômico, Lindolfo Pires, destacou os investimentos que Sousa e região têm recebido do Governo do Estado e que a PM agora dispõe de melhores condições de trabalho. Comemorou ainda a autorização do governador para que a Cehap construa o condomínio Cidade Madura, enfatizando ainda a parceria do Estado com a prefeitura de Sousa.

Cidade Madura – O condomínio residencial do Programa Cidade Madura será composto por 40 unidades habitacionais destinadas a pessoas idosas. Serão investidos na obra mais de R$ 4,6 milhões, com recursos do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza no Estado da Paraíba (Funcep). A unidade de Sousa será a quinta. O Cidade Madura já funciona em João Pessoa, Campina Grande, e Cajazeiras. A quarta unidade está em construção na cidade de Guarabira.

O empreendimento completo possui área de aproximadamente 1,32 hectare e as unidades habitacionais terão área de 46,00 m², sendo compostas por terraço, sala, banheiro, cozinha e área de serviço. Todas as unidades habitacionais são adaptadas para as necessidades do idoso, contando com itens como barras de apoio no banheiro e rampas de acesso conforme Normas de Acessibilidade.

Neste Condomínio existe toda a infraestrutura básica de saneamento, rede elétrica, rede de abastecimento de água e pavimentação em blocos intertravados. O Condomínio apresenta itens, como: Centro de Vivência e Núcleo de Assistência à Saúde, estes integrados em um mesmo bloco; um bloco destinado à Guarita e à Administração do Condomínio; Estacionamentos, e; uma Praça, que conta com bancos, mesas para jogos, redário e equipamentos para ginástica. No interior do Condomínio existe também uma horta integrada à parte urbanística. Na infraestrutura do empreendimento existem ainda soluções voltadas à prática de sustentabilidade: Instalação de Placas de Energia Solar Fotovoltaica.

Ainda participaram da solenidade o vice-prefeito de Sousa, Zenildo Oliveira, o deputado Jeová Campos, representando a Assembleia Legislativa, a presidente da Companhia Estadual de Habitação Popular, Emília Correia Lima, o promotor de Justiça da Comarca de Sousa, Samuel Miranda Colares.



Secom