Plantão

Deputados da PB, PE e RN vão cobrar prioridade na conclusão do eixo norte da transposição

Deputados estaduais da Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco vão manter audiência com o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, no próximo dia 6, em Brasília (DF). 

O presidente da Frente Parlamentar das Águas na Assembleia Legislativa, deputado estadual Renato Gadelha (PSC), revelou que a intenção é buscar um compromisso de conclusão do eixo norte da transposição do São Francisco. 

Gadelha foi entrevistado no programa '27 Segundos', da RCTV (canal por assinatura do Sistema Correio de Comunicação), nesta terça-feira (28). Ele lembrou que o eixo norte da transposição permitirá que às águas do São Francisco cheguem ao Alto Sertão paraibano e também atendam uma boa parte do Rio Grande do Norte.
"Municípios como Triunfo, Bonito de Santa Fé e Cajazeiras enfrentam problemas de racionamento de água. 

A ideia, segundo o deputado Renato Gadelha, é "cobrar do Ministério da Integração o mesmo cronograma e o mesmo empenho para a conclusão do eixo norte, como foi registrado para a entrega do eixo leste", que foi inaugurado recentemente em Monteiro, no Cariri paraibano. 

Renato Gadelha lembrou que o presidente "considera que a celeridade que tem conferido às obras de transposição do Rio São Francisco expressa a prioridade que o governo federal tem dado ao desenvolvimento do Nordeste".

O governo prometeu ainda que o Eixo Norte, que já tem 94,5% das obras executadas, será concluído ainda este ano. O governo Temer ampliou em 23% o repasse de valores para as obras, chegando a R$ 602 milhões desde que o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, assumiu o cargo.




Por Hermes de Luna